QUALIDADE DO ENSINO E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

  • Cristiane Machado Universidade Estadual de Campinas – Brasil

Resumo

Este artigo pretende explorar as concepções de qualidade do ensino que permeiam políticas e iniciativas de educação integral e escola de tempo integral por meio de artigos que debateram possíveis relações entre a ampliação do tempo de permanência na escola e incrementos na qualidade do ensino. Os textos selecionados compõem o mapeamento da produção sobre educação integral e escola em tempo integral em artigos de periódicos científicos que constam no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2008 a 2017, elaborado por Machado e Ferreira (2018). Para este estudo foram selecionados, por meio do recurso
‘localizar’ do word, 18 (dezoito) artigos que analisaram a qualidade do ensino na perspectiva programática e da implementação de iniciativas de educação integral. Conclui que as concepções de qualidade nos textos explorados, em geral, se referem ao desempenho dos estudantes nas avaliações, tanto as padronizadas em larga escala como, também, nas aplicadas pelos professores em sala de aula. Finaliza indicando que a escola em tempo integral é uma possibilidade efetiva de melhorar a qualidade do ensino, contudo, indica que esforços precisam ser adotados para que outras dimensões da educação escolar sejam atendidas, como aspectos da qualidade do ensino, como organização política e pedagógica das atividades oferecidas, formação permanente dos profissionais que atuam em tempo integral, infraestrutura para as atividades complementares, para fortalecer e estimular todo o potencial desta política educacional em incrementar melhorias da qualidade do ensino.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE).

Publicado
2019-01-17
Como Citar
MACHADO, Cristiane. QUALIDADE DO ENSINO E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 31, p. 333-346, jan. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4676>. Acesso em: 21 fev. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4676.