QUALIDADE DO ENSINO E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4676Palabras clave:
Qualidade do ensino. Educação integral. Periódicos.Resumen
Este artigo pretende explorar as concepções de qualidade do ensino que permeiam políticas e iniciativas de educação integral e escola de tempo integral por meio de artigos que debateram possíveis relações entre a ampliação do tempo de permanência na escola e incrementos na qualidade do ensino. Os textos selecionados compõem o mapeamento da produção sobre educação integral e escola em tempo integral em artigos de periódicos científicos que constam no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2008 a 2017, elaborado por Machado e Ferreira (2018). Para este estudo foram selecionados, por meio do recurso
‘localizar’ do word, 18 (dezoito) artigos que analisaram a qualidade do ensino na perspectiva programática e da implementação de iniciativas de educação integral. Conclui que as concepções de qualidade nos textos explorados, em geral, se referem ao desempenho dos estudantes nas avaliações, tanto as padronizadas em larga escala como, também, nas aplicadas pelos professores em sala de aula. Finaliza indicando que a escola em tempo integral é uma possibilidade efetiva de melhorar a qualidade do ensino, contudo, indica que esforços precisam ser adotados para que outras dimensões da educação escolar sejam atendidas, como aspectos da qualidade do ensino, como organização política e pedagógica das atividades oferecidas, formação permanente dos profissionais que atuam em tempo integral, infraestrutura para as atividades complementares, para fortalecer e estimular todo o potencial desta política educacional em incrementar melhorias da qualidade do ensino.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.