Núm. 28 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO & PRIVAÇÃO DE LIBERDADE - ASPECTOS DA EDUCAÇÃO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E PRISIONAL & PANORAMA DARCY RIBEIRO

					Ver Núm. 28 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO & PRIVAÇÃO DE LIBERDADE - ASPECTOS DA EDUCAÇÃO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E PRISIONAL  &  PANORAMA DARCY RIBEIRO

Dossiê: Educação & Privação de Liberdade - aspectos da educação no sistema socioeducativo e prisional

&

Panorama Darcy Ribeiro (Organização: Prof. Dr. Leonardo Maia - UFRJ)

 

Publicado: 2022-12-31

PÁGINAS INICIAIS

APRESENTAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO

    Zamara Araujo
    8-10
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11838

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO

  • ENLAÇAMENTOS E PROPOSTAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS DE RESTRIÇÃO E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

    Elenice Onofre, Edla Caldas
    11-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11541
  • PENSAR A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: UMA PERGUNTA, UM PRINCÍPIO, UMA PROPOSTA E... ?

    Marcio Nicodemos
    23-35
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11544
  • AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM PRISÕES: PERCEPÇÃO DOCENTE EM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

    Antonio Pereira, Juliana Gonçalves dos Santos
    36-56
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11344
  • Francês

    Marlene Barros Sandes, Valéria da Silva Medeiros , Karylleila dos Santos A. Klinger
    57-74
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11472
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO DE ENSINO NAS 'CELAS' DE AULA

    Gesilane José
    75-92
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11462
  • SISTEMAS PRISIONAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS EM CONTEXTO DE RECLUSÃO EM PORTUGAL

    José António Moreira, Séfora Silva
    93-104
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11565
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS EM UM PRESÍDIO ANGOLANO

    Thais Barbosa Passos
    105-122
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11199
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA PRISIONAL CONTEMPORÂNEO

    Reinaldo Oliveira Menezes; Joana D'Arc Oris da Silva
    123-133
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11543
  • DIREITO À EDUCAÇÃO E SISTEMA PRISIONAL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO BRASIL (2010-2020)

    Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Vinicius Santana Muniz
    134-147
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11542
  • A POLÍTICA EDUCATIVA PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE: UM ESTUDO DE CASO NO CONJUTO PENAL NILTON GONÇALVES

    Klyvia Larissa de Andrade Silva Vieira, Cristiane da Silva Santana
    148-160
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11631

PANORAMA DARCY RIBEIRO

  • LIÇÕES DE DARCY: DO MODERNISMO DO SÉCULO XX À PANDEMIA DO SÉCULO XXI

    Pedro Duarte
    161-169
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11832
  • A LITERATURA COMO INTERPRETAÇÃO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA

    Elise Aparecida de Oliveira
    170-179
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11831
  • DARCY RIBEIRO E O POVO BRASILEIRO

    Sidinei Pithan da Silva , Celso José Martinazzo, Hedi Maria Luft
    180-188
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11829
  • GRANDEZA DE DARCY RIBEIRO

    Leonardo Maia
    189-199
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11837

ARTIGOS - FLUXO CONTÍNUO

  • GOLIAS E DAVI: CIÊNCIAS HUMANAS VERSUS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

    Nilo Henrique Neves dos Reis
    199-213
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11834
  • DEPRESSÃO, SUICÍDIO E HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE CORUMBÁ E LADÁRIO – MS.

    Débora Sodré Gonçalves Carneiro, Cláudia Araujo de Lima
    215-232
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.10640
  • O PERCURSO METODOLÓGICO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA: NA LINHA DA FENOMENOLOGIA E DA HISTORIOGRAFIA.

    Juliana Salgueiro Melo, Cristianne Almeida Carvalho
    233-253
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.10971
  • ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA VISÃO PSICANALÍTICA E SOCIOLÓGICA FIGURACIONAL

    Rosalva Maria Martins dos Santos, Reginaldo Célio Sobrinho
    254-271
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11677
  • BREVE ENSAIO GENEALÓGICO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    Reginaldo Santos Pereira, Judácia da Silva Pimentel Carvalho
    272-295
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11755