CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo principal perceber as concepções de cultura e da abordagem intercultural que os professores de língua inglesa da rede pública de ensino no município de Caetité-BA possuem, e de que forma eles acreditam que essas concepções podem contribuir para suas aulas de língua. Pretende-se, ainda, detectar se a língua inglesa tem sido ensinada como língua internacional, ou seja, se os aspectos culturais de algum país falante da língua-alvo têm sido privilegiados, ou obtidos uma ênfase excessiva. A metodologia adotada é de cunho qualitativo e interpretativo, utilizando-se de estudo de campo. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de um questionário não estruturado com questões abertas a serem respondidas pelos professores versando sobre as teorias modernas de ensino de língua estrangeira, e a prática intercultural nas aulas de inglês. Os resultados demonstraram que os professores têm ciência da importância de oferecer o ensino de inglês numa perspectiva intercultural. Contudo, esses mesmos professores afirmaram não conseguir colocar em prática, constantemente, um ensino de língua abordando questões culturais e, ao comentar as vezes que conseguem colocar em prática, deixaram transparecer uma valorização excessiva da cultura dos países falantes da língua-alvo, em especial, da cultura norte-americana.
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