NEM SÓ DE PASSADO DO PASSADO VIVE O PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO: PUDERA!

Autores/as

  • Joalêde Bandeira Universidade Federal da Bahia (Ufba)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de gramaticalização/discursivização da terceira pessoa do singular do pretérito Mais-que-perfeito simples, dos verbos dar, poder, prover, querer e tomar que, nessas pessoas, por vezes, perdem o caráter verbal de tempo passado e, em certos contextos, assumem o valor de interjeição ou de locução interjeitiva, caracterizando orações optativas. O artigo segue a perspectiva teórico-metodológica do Funcionalismo Linguístico. Por se tratar da ampliação de um estudo anterior (Cf. BANDEIRA, 2011) o corpus, constituído de documentos do gênero epistolar – cartas de brasileiros e portugueses do século XVI ao século XX –, além de inquéritos do tipo DID, década de 1970 e de 1990, do Projeto Análise Contrastiva de Variedades do Português – VARPORT (Portugal) e do Projeto NURC (Brasil) das cidades de Salvador e Rio de Janeiro, foi aproveitado dessa abordagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joalêde Bandeira, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutora em Linguística Histórica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras e Linguística, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2008. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado

2018-03-08

Cómo citar

Bandeira, J., & Campos, L. S. (2018). NEM SÓ DE PASSADO DO PASSADO VIVE O PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO: PUDERA!. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2896

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados