O golpe e as reverberações na política educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12303

Palavras-chave:

Golpe, Neoliberalismo , Privatização

Resumo

Esse texto tem a intenção de discutir as reverberações do golpe nas políticas sociais e educacionais, relacionando o acirramento do neoliberalismo com o movimento da privatização da educação. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se na literatura, a discussão do golpe, e suas conexões com as políticas neoliberais, e como a justaposição dos dois campos reverberou nas políticas educacionais no pós-golpe. Deste modo, por meio de autores críticos como Freitas (2016; 2018); Garcia (2018); Saviani (2018), buscamos identificar o movimento percorrido pelas políticas, após 2016, o que nos levou a compreensão da agenda de privatização da gestão da educação, por meio, da inserção de tecnologias de gestão de empresas privadas dentro das escolas. Nesse sentido, as reverberações do golpe se apresentaram nos currículos, no financiamento, no direito à escola pública socialmente referenciada e de qualidade, e principalmente, na gestão da educação.

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Biografia do Autor

Leandro Muniz Lima Andrade, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduando em história pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Correio eletrônico: leomunizlim@gmail.com

Darluce Andrade de Queiroz Muniz, Universidade Federal Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Professora Da Educação Básica na Escola Comunitária São Boaventura – Canavieiras, Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais. Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDEC). Correio eletrônico: darluceaq@hotmail.com

Ana Paula Souza Báfica , Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Comunitária São Boaventura – Canavieiras, Bahia. Correio eletrônico: paulasbafica@hotmail.com

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

ANDRADE, L. M. L. .; MUNIZ, D. A. de Q.; BÁFICA , A. P. S. O golpe e as reverberações na política educacional. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 3-20, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i1.12303. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/12303. Acesso em: 19 nov. 2024.