O golpe e as reverberações na política educacional
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12303Palavras-chave:
Golpe, Neoliberalismo , PrivatizaçãoResumo
Esse texto tem a intenção de discutir as reverberações do golpe nas políticas sociais e educacionais, relacionando o acirramento do neoliberalismo com o movimento da privatização da educação. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se na literatura, a discussão do golpe, e suas conexões com as políticas neoliberais, e como a justaposição dos dois campos reverberou nas políticas educacionais no pós-golpe. Deste modo, por meio de autores críticos como Freitas (2016; 2018); Garcia (2018); Saviani (2018), buscamos identificar o movimento percorrido pelas políticas, após 2016, o que nos levou a compreensão da agenda de privatização da gestão da educação, por meio, da inserção de tecnologias de gestão de empresas privadas dentro das escolas. Nesse sentido, as reverberações do golpe se apresentaram nos currículos, no financiamento, no direito à escola pública socialmente referenciada e de qualidade, e principalmente, na gestão da educação.
Downloads
Referências
AGUIAR, Márcia Angela da Silva. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. A BNCC na contramão do PNE, v. 2024, p. 8-22, 2014.
ALVES, Giovanni. Notas sobre o golpe de 2016 no Brasil neodesenvolvimentismo ou crônica de uma morte anunciada. LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes. A Crise da Democracia Brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
CAMPOS, Luiza. Alphaville do lado de dentro do muro. YouTube, 06 de junho de 2022. https://www.youtube.com/watch?v=RrUW_-5lZvA
CARNEIRO, Franco. Você deve ter visto essa foto da manifestação. Mas não é bem o que parece. UOL. 2016. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/12/01/voce-deve-ter-visto-essa-foto-da-manifestacao-mas-nao-e-bem-o-que-parece.htm. Acessado em: 16 de dezembro de 2022.
DA CONCEIÇÃO DUTRA¹, Maria de Fatima; DE FREITAS, Renan Moura. Os impactos da emenda constitucional 95 na educação pública. Revista Semana Pedagógica, v. 1, n. 1, 2019.
FRANCO, Aléxia Pádua et al. Através da janela: o signo do golpe no primeiro turno de votação da PEC 95. LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes. A Crise da Democracia Brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
FREITAS, Luiz Carlos de. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cadernos Cedes, v. 36, p. 137-153, 2016.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FONTES, V. Prefácio na tragédia da pandemia. In: BRAVO, M.I.S.; MATOS, M.C.; FREIRE, S.M. (Orgs.) Políticas Sociais e Ultraneoliberalismo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020.
HERMIDA, Jorge Fernando; LIRA, Jailton de Souza. Políticas educacionais em tempos de golpe: entrevista com Dermeval Saviani. Educação & Sociedade, v. 39, p. 779-794, 2018.
GARCIA, Teise. A gestão escolar no contexto da privatização na educação básica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 1355-1376, 2018.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019.
LIMA, Antônio Bosco. O golpe. LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes. A Crise da Democracia Brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
MALANCHEN, Júlia; SANTOS, Silva Alves. O golpe parlamentar de 2016 e o reordenamento da hegemonia burguesa. LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes. A Crise da Democracia Brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
MEDEIROS, Josué. Breve história das jornadas de junho: uma análise sobre os novos movimentos sociais e a nova classe trabalhadora no Brasil. Revista História & Perspectivas, v. 27, n. 51, 2014.
NETO, Luiz Bezerra et al. Agosto de 2016: a verdadeira face do golpe de Estado no Brasil.
LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes. A Crise da Democracia Brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
PERONI, Vera; CAETANO, Maria Raquel; DE LIMA, Paula. Reformas educacionais de hoje. Revista Retratos da Escola, p. 415, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.