Reforma do Ensino Médio e Teoria do Campital Humano: uma aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12374

Palavras-chave:

Capital Humano, Lei n° 13.415/2017, Liberalismo, Reforma do Ensino Médio

Resumo

O estudo analisa a Reforma do Ensino Médio, instituída no Brasil pela Lei n° 13.415 após a conversão da Medida Provisória n° 746 durante o governo de Michel Temer, e sua relação com a Teoria do Capital Humano. O artigo assume como ponto de partida uma revisão de literatura realizada na Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a partir dos descritores Reforma do Ensino Médio, Liberalismo e Capital Humano, associada à análise documental da Lei n° 13.415 em paralelo a pesquisas que angariam a perspectiva da sociedade brasileira sobre a reforma. Problematiza-se a submissão de documentos educacionais brasileiros a teorias econômicas. A hipótese é de que a Teoria do Capital Humano dialoga com a esfera educacional para obter resultados econômicos. O panorama histórico da Teoria do Capital Humano foi crucial na comunhão entre as ciências econômicas e o potencial produtivo reservado à educação. Os resultados evidenciam que a reforma educacional brasileira tem sido palco da aplicação infundada de princípios mercadológicos liberais, marcadamente a flexibilidade, a produtividade e a eficiência, repercutindo alterações em ambas as formações estudantil e docente.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Munarolo , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista do Programa de Iniciação Científica pelo CNPQ e monitora PAD voluntária na disciplina Redação Filosófica. Membro do Grupo de Pesquisa em Metafísica e Política, coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Augusto Damin Custódio. Correio eletrônico: aninhabmunarolo@gmail.com

Gabriel Franco Piovesana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de Iniciação Científica CNPq (Pibic) com o desenvolvimento do Plano de Trabalho Perspectivas teóricas e metodológicas em Psicologia da Educação no GT da ANPEd ? Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, sob a orientação do Professor Dr. Samuel Mendonça. Membro do grupo de pesquisa Políticas e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC-Campinas). Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Publicações em Educação, Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Biologia) da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-Campinas. Foi voluntário no Projeto de Extensão intitulado Jardins e Hortas Sustentáveis em Campinas desenvolvido sob a orientação da Professora Dra. Rita de Cássia Violin Pietrobom.

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)

Professor Titular vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Correio eletrônico: samuelms@gmail.com

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

MUNAROLO , A. B. .; PIOVESANA, G. F. .; MENDONÇA, S. Reforma do Ensino Médio e Teoria do Campital Humano: uma aproximação. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 41-66, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i1.12374. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/12374. Acesso em: 22 dez. 2024.