Gestão dos recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE): primeiras aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12483

Palavras-chave:

CACS/FUNDEB, Políticas Públicas, PNATE

Resumo

Políticas públicas são ações governamentais para garantir e colocar em prática não apenas direitos constitucionais, como também o bem-estar da população. Na educação, o planejamento dessas políticas é feito em consonância com o poder legislativo, executivo e judiciário. O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) representa um avanço nas políticas de acesso e permanência na educação para alunos das áreas rurais. Este artigo exordial teve como objetivo geral: explicitar, em linhas gerais, o funcionamento do PNATE. Seus objetivos específicos foram: Reconhecer os responsáveis pela gestão do PNATE, bem como, evidenciar a função do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS/FUNDEB) e identificar o montante de repasse do PNATE em 2022 para Vitória da Conquista. Empregou-se pesquisa bibliográfica e documental sustentada no paradigma participativo, contou-se com dados de natureza quantitativa e qualitativa, extraídos pela observação assistemática. A interpretação se deu pela pré-análise com estatística simples e análise de conteúdo disposta em três categorias: Propósitos, Gestão e CACS/FUNDEB. Inferiu-se que o PNATE é executado pela Entidade Executora (EEx) e pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) que também o controla juntamente com o CACS/FUNDEB. Seu intuito ulterior é promover a permanência do aluno na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Leite Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Ciências Contábeis (UESB); Vitoria da Conquista-Bahia, Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar e Crítica (GEPIC). Correio eletrônico: 201810398@uesb.edu.br.

Marcia Mineiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós doutoranda em Educação (UFBA) - Doutora em Educação (UFBA) - Mestra em Contabilidade (FVC); Professora adjunta no DCSA/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar e Crítica (GEPIC). Correio eletrônico: marcia@uesb.edu.br.

 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004. Institui o PNATE Brasília, 09 Junho 2004. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/legislacao/LEIN10.880DE9DEJUNHODE2004.pdf> Acesso em: 01 abr 2023.

BRASIL. Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Diretrizes de execução do PNAE, Brasília, 16 Junho 2009. Disponível em:>https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm< Acesso em: 01 abr. 2023.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE n. 8 de 20 de maio de 2020 do MEC. Critérios de assistência financeira do PNAE, Brasília, 8 maio de 2020. Disponível em:<https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/legislacao/resolucoes-nao-vigentes/RESOLUON08DE20DEMAIODE2020.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2023.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 18, de 22 de outubro de 2021. diretrizes e orientações ao PNATE. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/legislacao/RESOLUOCDFNDEN18DE22DEOUTUBRODE2021.pdf> Acesso em 01 abr. 2023

BRASIL. Site do MEC. Disponível em: < https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb> Acesso em: 19 abr. 2023

CORALINA, Cora. Trecho do poema Meu Melhor Livro de Leitura. In: Vintém de cobre: Meias confissões de Aninha. São Paulo: Global Editora, 1997.

GOMES,Elson Luiz Teixeira. Atuação do conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB (CACS-FUNDEB) na execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) Disponível em: >https://bdm.unb.br/handle/10483/1506< Acesso em:01 abr. 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MINEIRO, Márcia. Gestão de Recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Escolas Municipais de Vitória da Conquista no período de 1999 a 2003. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Contabilidade (Gestão Pública), Fundação Visconde de Cairu (FVC), Salvador, 2005.

MINEIRO, Márcia. O essencial é invisível aos olhos: a concepção dos estudantes sobre a mediação didática lúdica na educação superior. 2021. 445 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação (Faced), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/33486/1/Tese%20-%20Marcia%20Mineiro%2007.05.2021fv.pdf.> Acesso em: 01 abr. 2023.

MINEIRO, Márcia; Silva, Mara. A. Alves. da; FERREIRA, Lúcia. Gracia. PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: imbricação de múltiplos e complexos fatores das abordagens investigativas. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 201–218. Novembro de 2022 Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/download/14538/9891/51619 Acesso em 01 abr. 2023.

RIBEIRO, A. C.; JESUS, W. F. de. A trajetória histórica da política pública de transporte escolar: um olhar sob a assistência dos programas federais para a educação básica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 135–159, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643707. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643707. Acesso em: 17 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

COSTA, L. L.; MINEIRO, M. . Gestão dos recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE): primeiras aproximações. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 137-161, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i1.12483. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/12483. Acesso em: 22 dez. 2024.