Contextualização histórica e história educacional de Bom Jesus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8519

Palavras-chave:

Bom Jesus PI, Educação Formal, História da Educação

Resumo

O estudo trata da história local e educativa de Bom Jesus, cidade nordestina do interior piauiense. O objetivo foi compreender, a partir da contextualização histórica, a história da educação de Bom Jesus, mediante pesquisa qualitativa do tipo histórica. Os resultados inferem que essa região, em seus primórdios, teve a sua história e constituição educativa estritamente ligada à atividade de grupos religiosos, que ali chegaram e, ao construir uma capela, instigaram o desenvolvimento populacional e educativo. Especificamente no que toca o campo educacional, averiguou-se que, em face do descompromisso público com essa matéria, os religiosos foram os responsáveis por iniciar a escolarização formal, tendo firmado parceria, em alguns momentos, com o governo estadual, sendo a década de 1970 a mais exitosa, pois foi marcada pela fundação das primeiras escolas de variados níveis. Conclui-se que a reconstituição histórica educacional de Bom Jesus, além de ensejar maior conhecimento sobre o processo de expansão da escola, permite desvelar aspectos macrossociais dessa cidade e, por conseguinte, do Piauí e do Nordeste brasileiro.

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Biografia do Autor

Francinalda Machado Stascxak, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: naldastascxak@gmail.com

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Vale Acaraú

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE); graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: geniferandrade@yahoo.com.br

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

DA COSTA, M. A. A.; STASCXAK, F. M.; DE SOUSA, F. G. A. Contextualização histórica e história educacional de Bom Jesus . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 265-280, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i1.8519. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8519. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos