Contextualização histórica e história educacional de Bom Jesus
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8519Palavras-chave:
Bom Jesus PI, Educação Formal, História da EducaçãoResumo
O estudo trata da história local e educativa de Bom Jesus, cidade nordestina do interior piauiense. O objetivo foi compreender, a partir da contextualização histórica, a história da educação de Bom Jesus, mediante pesquisa qualitativa do tipo histórica. Os resultados inferem que essa região, em seus primórdios, teve a sua história e constituição educativa estritamente ligada à atividade de grupos religiosos, que ali chegaram e, ao construir uma capela, instigaram o desenvolvimento populacional e educativo. Especificamente no que toca o campo educacional, averiguou-se que, em face do descompromisso público com essa matéria, os religiosos foram os responsáveis por iniciar a escolarização formal, tendo firmado parceria, em alguns momentos, com o governo estadual, sendo a década de 1970 a mais exitosa, pois foi marcada pela fundação das primeiras escolas de variados níveis. Conclui-se que a reconstituição histórica educacional de Bom Jesus, além de ensejar maior conhecimento sobre o processo de expansão da escola, permite desvelar aspectos macrossociais dessa cidade e, por conseguinte, do Piauí e do Nordeste brasileiro.
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