Mapeamento da produção acadêmica no Brasil sobre práticas de formação continuada para Coordenadores Pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.9143

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Estado da Arte, Formação continuada

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar os resultados de outros trabalhos já produzidos e divulgados que se relaciona com o objeto de estudo de uma dissertação de mestrado em andamento, cuja temática é: Práticas de formação continuada para os coordenadores pedagógicos das escolas públicas do Município de Cordeiros – Bahia. Partimos das ponderações feitas por Ferreira, 2002; Silva e Carvalho, 2014; Romanowski e Erns, 2006 e Muller, 2015 que assinalam as principais características da pesquisa Estado da Arte. Para essa investigação, utilizamos o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN), dos Anais das Reuniões Anuais da ANPED e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGEd/UESB). Os resultados apontam que existem uma gama enorme de pesquisas que faz menção sobre a função do coordenador pedagógico e sua importância para o sistema educacional do país, mas a respeito da formação continuada para esse profissional, percebemos um movimento tímido na ambiência acadêmica, o que torna mais relevante e necessárias que mais pesquisas sejam realizadas para maior compreensão do assunto e que proporcione nova postura dos gestores das Secretarias de Educação na organização da formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenaura Sousa Pessoa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB). Graduada em Geografia. Especialista em Coordenação Pedagógica. Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Municipal Lindolfo Cordeiro Landi de Cordeiros. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas

Nilma Margarida de Castro Crusoé

Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Plena do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), na mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas.

Referências

ASSUNÇÃO, O. H. G.; FALCÃO, R. O. de. O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: uma pesquisa-ação no município de fortaleza. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro. UFSC – Florianópolis, SC, 2015.

BARROS, Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira. Formação continuada: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.

BONAFÉ, Elisa Moreira. O coordenador pedagógico como formador de professores em grupos heterogêneos na escola: as ações de formação e suas implicações. Dissertação(Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

DAMACENA, Giomária Pereira. Prática pedagógica de coordenadores de escolas municipais de Vitória da Conquista - Ba. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2020.

FERREIRA, N. S. (2002). As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, 79,257-272. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php? script=Sci_

arttext&pid=S0101-73302002000300013&Ing=pt&nrm=iso&tlng=pt_.

FREITAS, Elizabete Pereira de. A formação do coordenador pedagógico de EJA/Educação profissional de São Bernardo do Campo: análise a partir dos referenciais elaborados de 2010 a 2014. Dissertação (mestrado) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

FREUND, C. S.; SILVA, L. F. A.; MARCONDES, M. I. O coordenador pedagógico do ensino fundamental e a formação continuada docente: dados de uma pesquisa. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro – UFMA – São Luís/MA, 2017.

GAIO, Victoria Mottim. Formação continuada do coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa (1990-2018): movimentos, possibilidades e limites. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.

GOMES, Liduína Maria. A formação continuada no desenvolvimento profissional do professor-coordenador pedagógico: uma investigação em escolas públicas do município de Sobral - CE. XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 19 a 22 de novembro, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2018.

GONCALVES, SIMONE MOURA. O coordenador pedagógico e seu processo formativo: perspectivas e limites de trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

KAILER, Priscila Gabriele da Luz. Formação inicial do coordenador pedagógico: o egresso(2007-2010) da licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

MOLLICA, A. J. P.; ALMEIDA, L. R. de. O professor especialista iniciante e o apoio do coordenador pedagógico. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro, UFSC – Florianópolis, SC, 2015.

MONTEIRO, Leonardo Felipe Paes. A formação continuada do coordenador pedagógico e o trabalho de formação junto aos professores especialistas. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, 2018.

MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. As pesquisas sobre o “estado do conhecimento” em relações étnico-raciais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. n. 62, p. 164- 183, dez. 2015.

NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Coordenação pedagógica: ação permeada pela resistência docente. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro – UFMA – São Luís/MA, 2017.

OLIVEIRA, Eliane Guimarães de. As condições de trabalho do coordenador pedagógico no território sertão produtivo da Bahia. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2019.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. In Diálogo Educacional. Curitiba, v.6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.

SANTOS, Maione Fonseca. A contribuição do PIBID para a formação dos bolsistas ID e a formação continuada dos supervisores: uma leitura dos coordenadores de área. Dissertação (mestrado) –Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação –PPGED, Vitória da Conquista, 2020.

SÁTIRO, C. F. de.; LOPES, F. M. N.; FILHO, A. L. S. da. O trabalho do coordenador pedagógico na escola e sua dimensão ética: limites e possibilidades no contexto escolar. XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, João Pessoa, Paraíba, 2018.

SILVA, Francisca Jocineide da Costa e. CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. O estado da arte das pesquisas educacionais sobre gênero e educação infantil: uma introdução. 18ºREDOR. Tema: Perspectiva feminista de gênero: desafios no campo das militâncias e das práticas. Universidade Federa Rural d Pernambuco, 2014.

Silva, Isabel Cristina Rodrigues Brito da. Práticas discursivas sobre gestão democrática dos coordenadores pedagógicos. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2017.

Silva, Soane Santos. Gestão democrática educacional e o trabalho do coordenador pedagógico: limites e contradições. Dissertação (mestrado) –Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação –PPGED, Vitória da Conquista, 2020.

SCHIESSL, Marlina Oliveira. Gestão da educação infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Rio Grande do Sul, 2017.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

PESSOA, Z. S.; CRUSOÉ, N. M. de C. . Mapeamento da produção acadêmica no Brasil sobre práticas de formação continuada para Coordenadores Pedagógicos. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 252-276, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i2.9143. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/9143. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos