Escola Quilombola e reconhecimento de si: reflexões a partir de entrevistas com estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.9349Palavras-chave:
Educação Diferenciada., Movimento Quilombola., Identidade Quilombola., Escola Quilombola.Resumo
A Bahia é o estado com mais comunidades quilombolas reconhecidas. Com o objetivo de fornecer uma educação específica e diferenciada, o estado brasileiro vem criando escolas quilombolas nesses territórios. Ao apresentar a Escola Quilombola Caminhos de Boa Esperança em Wenceslau Guimarães-BA, o artigo se propõe a partir de entrevistas com quatro estudantes do Ensino Fundamental que se reconhecem como quilombola tecer reflexões sobre os significados de pertencimento quilombola, relações com os colegas não quilombola que também frequentam a escola e concepções de diferenças entre escolas quilombolas e não quilombolas.
Downloads
Referências
ARRUTI, José Maurício. Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola – Bauru, SP: Edusc, 2006.
ARRUTI, J osé Maurício. Quilombos. In: Raça: Perspectivas Antropológicas. [org. Osmundo Pinho, Livio Sansone]. ABA- 2ª Edição revista / EDUFBA.2008.
ARRUTI, José Maurício. CONCEITOS, NORMAS E NÚMEROS: UMA INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 23, jan/abr de 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo ; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. - São Paulo : Edições 70, 2011.
CAMPOS, Margarida Cássia e GALLINARI, Tainara Sussai. A educação escolar quilombola e as escolas quilombolas no Brasil. Revista NERA – Ano 20 nº. 35 – Janeiro/Abril de 2017.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. "Etnicidade: da cultura residual mas irredutível" [1979]. In: Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify. pp. 235-244.2009.
CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 69 abr.-jun. 2017.
CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, Formação de Professores e Globalização – questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação quilombola: etnicidade e mediação. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento, Marion Teodósio de Quadros, Vânia Filho ( Orgs.).EntreRios – Revista do PPGANT – UFPI Vol. 03,n.1. Antropologia, educação e diversidade, Teresina – 2020.
MATOS, Wesley Santos de. Educação e Reconhecimento de Si entre as Crianças Quilombolas da Comunidade Nova Esperança-Jequié, UESB, 2017.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade étnica, identificação e manipulação. Sociedade e Cultura, V. 6, N. 2, JUL./DEZ. 2003.
OLIVEIRA, Suely Noronha de. Educação Escolar Quilombola: uma narrativa do processo de produção das diretrizes curriculares no estado da Bahia e em nível nacional. Revista O Social em Questão - Ano XVII - nº 32 – 2014.
PURIFICAÇÃO, Josemar Oliveira. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: um estudo sobre os aspectos difundidos no Quilombo Rio das Rãs. Dissertação de Mestrado - Universidade do Estado da Bahia Faculdade de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade – Salvador 2015.
REIS, Greissy Leoncio; OLIVEIRA, Niltânia Brito; SILVA, Alberto Bomfim da. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA: relatos sobre o primeiro seminário sobre políticas municipais e formação docente. VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 7, n. 7, p. 3374-3389, maio, 2019.
SANTOS, Cleidineia Carvalho. Comunidade Quilombola Nova Esperança: a mulher na construção da identidade étnica (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), 2018.
SANTOS, Edmilson et al. Oferta de Escolas de Educação Escolar Quilombola no Nordeste Brasileiro. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e81346, 2019.
SCANTAMBURLO, Letícia Porto Sousa. EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO DISTRITO DE MARICOABO - VALENÇA/ BA: Diagnóstico Situacional à Luz das Políticas Afirmativas. Dissertação de Mestrado em Educação do Campo. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2018.
SOUZA, Bárbara Oliveira. Aquilombar-se: panorama histórico, identitário e político do movimento quilombola brasileiro. Universidade Federal de Brasília. [Dissertação de mestrado]. 2008.
SOUZA, Shirley Pimentel de. Educação escolar quilombola : as pedagogias quilombolas na construção curricular. Dissertação de Mestrado UFBA – 2015.
TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história / tradução de Sebastião Nascimento. – Curitiba: huya, 2016.
VEIGA, I.P.A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível/ Ilma Passos Alencastro Veiga (Org.) – Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.