Educação do e no Campo e agroecologia: novos caminhos para a educação científica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10728

Keywords:

Educação do Campo, Ensino de Ciências, BNCC, Agroecologia

Abstract

O presente artigo busca trazer o debate em torno da relação ensino de ciências e agroecologia para a educação do campo. Para este debate busca-se constituir a problematização em torno dos recentes movimentos de imposição curricular protagonizados pela Base Nacional Comum Curricular e o risco que a mesma tem para a desarticulação da educação do campo. Assim, desenvolvo uma análise histórica da relação educação popular com o projeto educativo da educação do e no campo;trago a compreensão do campo de saber constituido da agroecologia para desenvolver uma análise das possibilidades e relações que se constituem entre agroecologia e ensino de ciências a partir de seis linhas temáticas que se constituem da relação dos saberes agroecológicos com os saberes advindos do ensino de ciências. O que depreendemos desta construção epistemológica do ensino de ciências no interior da educação do campo relacionado a agroecológica é que há multiplas possibilidades de ressignificação dos saberes e teorias do ensino científico. Também compreendemos que os projetos educativos agroecológicos podem tornar-se pontos de resistência ao processo impositivo colocado pela BNCC.

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Author Biography

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciado em Química (2010), mestre em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (2012) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2020). Docente Permanente da Programa de Pós-graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2022). Docente na Lic. Em Geografia e Educação do Campo – Ciências da Natureza na UFPR Setor Litoral. Correio eletrônico: ehrickmelzer@ufpr.br

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Published

2022-09-15

How to Cite

MELZER, E. E. M. Educação do e no Campo e agroecologia: novos caminhos para a educação científica. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 137-155, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v3i1.10728. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10728. Acesso em: 22 dec. 2024.