As escolas multisseriadas do campo no Município de Cerro Azul: o processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10964Keywords:
Educação do Campo, Ensino e aprendizagem, Escolas Multisseriadas, Sustentabilidade.Abstract
Resumo
Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado intitulada “Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica”, desenvolvida durante o período de 2014 a 2017. Esta investigação teve como objetivo geral analisar o processo de ensino aprendizagem em sala de aula, em relação aos determinantes externos e internos que contribuem para concretizar a experiência das escolas multisseriadas. A metodologia da pesquisa de cunho qualitativo, desenvolveu-se mediante pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo; sendo ancorada também pelos estudos desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa do NUPECAMP[1] (Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas), da Universidade Tuiuti do Paraná. Os resultados da pesquisa reforçaram o potencial inerente à essas escolas e a possibilidade do desenvolvimento de um ensino fundado numa concepção contra hegemônica de educação, que possibilite o acesso ao conhecimento científico, historicamente construído pela humanidade.
Downloads
References
BRASIL. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1, p. 32.
CAMACHO, R. S. Paradigmas em disputa na educação do campo. 806 f. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2014. Disponível em: http://base.repositorio.unesp.br/handle/11449/77197/browse?value=Camacho%2C+Rodrigo+Sim%C3%A3o+%5BUNESP%5D&type=author
FERNANDES, B. M.; WELCH, C. A.; GONÇALVES, E. C. Os usos da terra: debates sobre políticas fundiárias. São Paulo: Cultura Acadêmica: Unesco, 2014.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C.. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. Azevedo de. (orgs.). Contribuições para a 9 construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004.
FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C. Educação e políticas de fechamento de escolas do campo. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/texto/gt1e_politica.pdf Acesso em: 20 out. 2016.
IPARDES. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=83570&btOk=ok Acesso em: 31 agos. 2015
LAVOURA, T. N. Por que é necessário o trabalho educativo fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica nas escolas do campo e do MST? Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v.7, n.1, jun 2015 – p. 121-131
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Belo Horizonte: Horizonte Universitário, 1978.
MARSIGLIA, A. C. Contribuições para os fundamentos teóricos da prática pedagógica histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. (ORG.) Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 213-245
MOLINA, M. C. Desafios teóricos e práticos na execução das políticas públicas de Educação do Campo. In: MUNARIN, A.; BELTRAME, S.; CONDE, S.F.; PEIXER, Z. I. Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010. P. 103-121.
PARANÁ. PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO AZUL. Lei Nº 008/2015.
PARANÁ, SEED – COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Relatório – Escola Ativa. Impresso, 2010.
SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica na Educação do campo. In: BASSO,J. D.; SANTOS NETO, J. L. dos; BEZERRA, M. C. dos S. Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016. p. 16- 43
SAVIANI, D.A. Caracterização geral da pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica dialética da educação– In: LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021. p. 19-38
SOUZA, M. A. A educação é do campo no estado do Paraná? In: SOUZA, M. A. (Org.) Praticas Educativas do/no campo. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011. p.25-40
_____ Educação do Campo: propostas e práticas do MST. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
____ Movimentos sociais na sociedade brasileira: luta de trabalhadores e temáticas socioambientais. In: COSTA, L. C.; SOUZA, M. A. (Orgs.) Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010. p.83-108
_____. Educação do campo: desafios para as escolas públicas. In: WISNIEWSKY, C. R. F., MOURAD, L. A de F. A . (Orgs). Educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina. Porto Alegre: Evangraf, 2016. p. 111 - 136
VEIGA, J. E. da. Cidades Imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Armazém do Ipê, 2013.
VERDE, V. V. Territórios, ruralidade e desenvolvimento. Curitiba: IPARDES, 2004. Disponível em: www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/territorios.pdf Acesso em: 31 out. 2015.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
____. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
____. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
____. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
____. Obras escogidas, tomo III. Disponível em: www.taringa.net/perfil/vygotsky. Acesso em: 19 jul 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.