As escolas multisseriadas do campo no Município de Cerro Azul: o processo de ensino e aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10964

Keywords:

Educação do Campo, Ensino e aprendizagem, Escolas Multisseriadas, Sustentabilidade.

Abstract

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado intitulada “Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica”, desenvolvida durante o período de 2014 a 2017. Esta investigação teve como objetivo geral analisar o processo de ensino aprendizagem em sala de aula, em relação aos determinantes externos e internos que contribuem para concretizar a experiência das escolas multisseriadas. A metodologia da pesquisa de cunho qualitativo, desenvolveu-se mediante pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo; sendo ancorada também pelos estudos desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa do NUPECAMP[1] (Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas), da Universidade Tuiuti do Paraná. Os resultados da pesquisa reforçaram o potencial inerente à essas escolas e a possibilidade do desenvolvimento de um ensino fundado numa concepção contra hegemônica de educação, que possibilite o acesso ao conhecimento científico, historicamente construído pela humanidade.

 

 

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Regina Bonat Pianovski, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1981). Professora de pós-graduação e graduação. Especialista em psicopedagogia, psicomotricidade e educação especial. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas, da Universidade Tuiuti do Paraná (NUPECAMP - PPGEd/UTP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, aprendizagem e práticas pedagógicas. Correio-eletrônico: reginabonat@yahoo.com.br

References

BRASIL. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1, p. 32.

CAMACHO, R. S. Paradigmas em disputa na educação do campo. 806 f. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2014. Disponível em: http://base.repositorio.unesp.br/handle/11449/77197/browse?value=Camacho%2C+Rodrigo+Sim%C3%A3o+%5BUNESP%5D&type=author

FERNANDES, B. M.; WELCH, C. A.; GONÇALVES, E. C. Os usos da terra: debates sobre políticas fundiárias. São Paulo: Cultura Acadêmica: Unesco, 2014.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C.. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. Azevedo de. (orgs.). Contribuições para a 9 construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004.

FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C. Educação e políticas de fechamento de escolas do campo. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/texto/gt1e_politica.pdf Acesso em: 20 out. 2016.

IPARDES. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=83570&btOk=ok Acesso em: 31 agos. 2015

LAVOURA, T. N. Por que é necessário o trabalho educativo fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica nas escolas do campo e do MST? Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v.7, n.1, jun 2015 – p. 121-131

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Belo Horizonte: Horizonte Universitário, 1978.

MARSIGLIA, A. C. Contribuições para os fundamentos teóricos da prática pedagógica histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. (ORG.) Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 213-245

MOLINA, M. C. Desafios teóricos e práticos na execução das políticas públicas de Educação do Campo. In: MUNARIN, A.; BELTRAME, S.; CONDE, S.F.; PEIXER, Z. I. Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010. P. 103-121.

PARANÁ. PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO AZUL. Lei Nº 008/2015.

PARANÁ, SEED – COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Relatório – Escola Ativa. Impresso, 2010.

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica na Educação do campo. In: BASSO,J. D.; SANTOS NETO, J. L. dos; BEZERRA, M. C. dos S. Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016. p. 16- 43

SAVIANI, D.A. Caracterização geral da pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica dialética da educação– In: LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021. p. 19-38

SOUZA, M. A. A educação é do campo no estado do Paraná? In: SOUZA, M. A. (Org.) Praticas Educativas do/no campo. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011. p.25-40

_____ Educação do Campo: propostas e práticas do MST. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

____ Movimentos sociais na sociedade brasileira: luta de trabalhadores e temáticas socioambientais. In: COSTA, L. C.; SOUZA, M. A. (Orgs.) Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010. p.83-108

_____. Educação do campo: desafios para as escolas públicas. In: WISNIEWSKY, C. R. F., MOURAD, L. A de F. A . (Orgs). Educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina. Porto Alegre: Evangraf, 2016. p. 111 - 136

VEIGA, J. E. da. Cidades Imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Armazém do Ipê, 2013.

VERDE, V. V. Territórios, ruralidade e desenvolvimento. Curitiba: IPARDES, 2004. Disponível em: www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/territorios.pdf Acesso em: 31 out. 2015.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

____. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

____. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

____. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

____. Obras escogidas, tomo III. Disponível em: www.taringa.net/perfil/vygotsky. Acesso em: 19 jul 2014.

Published

2022-09-15

How to Cite

PIANOVSKI, R. B. . As escolas multisseriadas do campo no Município de Cerro Azul: o processo de ensino e aprendizagem. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 44-64, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v3i1.10964. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10964. Acesso em: 22 dec. 2024.