Educação do Campo em tempos de pandemia em Bom Jesus da Lapa-BA: impactos, desafios e percepções

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.8980

Keywords:

Covid-19, Desigualdades educacionais, Educação do Campo, Políticas Públicas

Abstract

Resumo: O presente artigo tem por objetivos discutir os desafios, impactos e as possibilidades da Educação do Campo no município de Bom jesus da Lapa, Bahia, com a chegada da pandemia da Covid-19 e a retomada do ensino emergencial.  Nesse sentido, analisamos os impactos da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares do campo de Bom Jesus da Lapa. Para isso, foi realizado um estudo sobre a Educação do Campo em tempos de Covid-19, observando os regimentos legislativos, bem como a regulamentação educacional com a propagação do novo Coronavírus. O percurso metodológico se deu a partir de questionários, aplicados entre os dias 16 a 25 de junho de 2021, por meio de uma plataforma de comunicação virtual, o (e-mail) e teve como respondentes os profissionais da Educação do Campo, envolvidos no processo metodológico/pedagógico (06 Professores) e um gestor escolar (01 Diretor). Os resultados da pesquisa constataram carências nos investimentos de políticas públicas educacionais e, principalmente, na Educação do Campo. Além disso, está claro a predominância da precarização do trabalho docente, por meio de cargas horárias excessivas, saúde emocional abalada, ausência do estado em proporcionar condições básicas para que as aulas remotas aconteçam em um momento tão caótico que o sistema determina.

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Author Biographies

Ruth de Oliveira Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Pós-Graduada emGestão Pública - UNEB; Aluna Especial em Educação (UESB) - PPGED/UESB - Brasil; Professora da Rede Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa - Ba; Membra do Grupo de Estudos ePesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade -GEPEMDECC; Email: ruthtinha@yahoo.com

Antônio Domingos Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd/UESB; Especialista em Agroecologia pelo IF/Baiano; Professor da Rede Municipal de Riacho de Santana –Ba; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Pós-Doutora em Movimentos Sociais e Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB); Prof.ª Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC/DCIE/UESC/UESB/BA). E-mail: arlerp@hotmail.com;

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Published

2021-10-20

How to Cite

SOUSA, . R. de O.; MOREIRA, A. D.; SANTOS, A. R. dos. Educação do Campo em tempos de pandemia em Bom Jesus da Lapa-BA: impactos, desafios e percepções. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 82-111, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i2.8980. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8980. Acesso em: 22 dec. 2024.

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Artigos