Educação do Campo em tempos de pandemia em Bom Jesus da Lapa-BA: impactos, desafios e percepções
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.8980Keywords:
Covid-19, Desigualdades educacionais, Educação do Campo, Políticas PúblicasAbstract
Resumo: O presente artigo tem por objetivos discutir os desafios, impactos e as possibilidades da Educação do Campo no município de Bom jesus da Lapa, Bahia, com a chegada da pandemia da Covid-19 e a retomada do ensino emergencial. Nesse sentido, analisamos os impactos da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares do campo de Bom Jesus da Lapa. Para isso, foi realizado um estudo sobre a Educação do Campo em tempos de Covid-19, observando os regimentos legislativos, bem como a regulamentação educacional com a propagação do novo Coronavírus. O percurso metodológico se deu a partir de questionários, aplicados entre os dias 16 a 25 de junho de 2021, por meio de uma plataforma de comunicação virtual, o (e-mail) e teve como respondentes os profissionais da Educação do Campo, envolvidos no processo metodológico/pedagógico (06 Professores) e um gestor escolar (01 Diretor). Os resultados da pesquisa constataram carências nos investimentos de políticas públicas educacionais e, principalmente, na Educação do Campo. Além disso, está claro a predominância da precarização do trabalho docente, por meio de cargas horárias excessivas, saúde emocional abalada, ausência do estado em proporcionar condições básicas para que as aulas remotas aconteçam em um momento tão caótico que o sistema determina.
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