Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma oportunidade possível no Município de Itapetinga-BA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.9144

Keywords:

Educação à distância, Ensino Superior

Abstract

Este trabalho tem como finalidade discutir a relevância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política pública de acesso ao ensino superior no Município de Itapetinga-BA. Política essa que visa uma maior ampliação e democratização do ensino superior por meio do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). No que consiste à metodologia do trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e documental a fim de compreender de forma direta e indireta os dados necessários à discussão da temática. No primeiro momento, apresentamos uma análise teórica a respeito do Ead. Na sequência, apresentamos os dados extraídos dos documentos e suas análises. Ao final, sistematizamos alguns resultados e considerações finais sobre a relevância do Ensino à distância como oportunidade de ampliação e democratização do ensino superior por meio do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O polo enfrenta alguns desafios concernentes à evasão de alunos que devido às restrições financeiras não conseguem participar dos encontros presenciais e ainda têm dificuldade de acessar as aulas à distância pela falta de recurso tecnológico. Outros desafios são ainda apontados ao longo da entrevista como a necessidade de maiores investimentos para o, visto que o setor público, por meio dos programas e políticas educacionais, representa um papel significativo para o avanço da Educação a Distância no Brasil. O Sistema UAB em Itapetinga é de fato uma grande oportunidade para o desenvolvimento dos sujeitos, das universidades, do território e da sociedade em geral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Winner Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC; Membro do Observatório de Políticas Públicas e Gestão Educacional - OBSERVA.

Yure Oliveira Santos, Univerisidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC; Membro do Observatório de Políticas Públicas e Gestão Educacional - OBSERVA.

Edmacy Quirina de Souza, Univerisidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educacao pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; atua no Prigrama de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, Uesb. E-mail macy.souza@hotmail.com

References

ALVES, J. R. M. A história da EaD no Brasil. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Decreto nº 5.800 de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília: Presidência da República, 2006.

GONÇALVES, Consuelo T. Quem tem medo do Ensino à Distância. Revista Educação à Distância, n. 7-8, 1996, INED/IBASE. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2016.

GUAREZI, Rita de Cássia Menegaz; MATOS, Márcia Maria de. Educação a distância sem segredos. Curitiba: InterSaberes, 2012.

MARTINELLI, M. L. (Org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. (Núcleo de pesquisa, 1).

MENDONCA, José Ricardo Costa de et al . Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 28, n. 106, p. 156-177, Mar. 2020.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012b.

UAB: ensino superior que vai ao interior do Brasil. [S. l.], 8 jun. 2020. Disponível em: http://www1.capes.gov.br/36-noticias/10358-uab-ensino-superior-que-vai-ao-interior-do-brasil. Acesso em: 1 dez. 2020.

A maioria dos polos está em pequenos municípios. [S. l.], 12 maio de 2020. Disponível em: http://www1.capes.gov.br/36-noticias/10312-maioria-dos-polos-esta-em-pequenos-municipios. Acesso em: 1 dez. 2020.

Número de estabelecimentos de ensino médio: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 10 05. 2019.

Published

2021-10-20

How to Cite

SANTOS, W.; SANTOS, Y. O.; SOUZA, E. Q. de. Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma oportunidade possível no Município de Itapetinga-BA. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 227-251, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i2.9144. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/9144. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos