Gestão escolar democrática durante a Pandemia de Covid-19: participação e novas perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.12954

Palabras clave:

COVID-19. Escuela pública. Gestión democrática

Resumen

Fruto de observações e pesquisas ocorridas durante a experiência com o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), conciliadas com a prática realizada como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2021/2022, este artigo tem como objeto de estudo as práticas de gestão democrática de uma escola municipal de ensino fundamental, localizada no município de Rio Verde – GO e salientamos suas relações de mobilização da comunidade (escolar e externa) de modo a potencializar a construção e valorização de princípios democráticos durante a pandemia de COVID-19 no país. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com análise documental e relatos etnográficos construídos por meio da observação participante durante o segundo semestre de 2021, em que o ensino semipresencial e as ações de biossegurança direcionadas à pandemia afetaram a normalidade escolar. Em consequência, alteraram-se as relações cotidianas cuja percepção de assegurar a saúde pública estava em evidência no ambiente escolar. Contudo, a legislação aprovada e a participação dos cidadãos no envolvimento direto com a escola foram percebidas como uma possibilidade de novas perspectivas participativas.

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Biografía del autor/a

Bruno de Oliveira Ribeiro, Faculdade de Educação da Universidade de Rio Verde (UniRV) - Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Marília (SP). Atua como Professor na Faculdade de Educação da Universidade de Rio Verde (UniRV), em Rio Verde (GO) – Brasil; Correio eletrônico: ribeiro.brunodeoliveira@gmail.com.

Hellenryzia Nunes da Silva, Universidade de Rio Verde (UniRV) - Brasil

Especialização em Gestão Escolar e Coordenação pela Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (UNIFOZ), Brasil. Especialização em Educação Inclusiva e Especial. Centro Universitário FAVENI (FAVENI), Brasil. Professora Pedagoga no município de Montividiu-GO. Correio eletrônico: ryzia.hs@gmail.com.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

RIBEIRO, B. de O. .; SILVA, H. N. da . Gestão escolar democrática durante a Pandemia de Covid-19: participação e novas perspectivas. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 52-77, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i2.12954. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/12954. Acesso em: 27 jul. 2024.