Currículo, educação antirracista e literatura negro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8307Palavras-chave:
Educação, Literatura Negro-Brasileira, CurrículoResumo
A temática sobre Curriculo, Educação e a Literatura Negro-Brasileira, foi definida por perceber a realidade do Brasil e da educação brasileira. Nesse sentido, delimitamos o nosso objetivo que é refletir sobre como os currículos têm abordado os conteúdos afro e o uso da literatura como recurso de internalização cultural. Assim, tomamos como recurso metodológico a abordagem qualitativa e o procedimento de levantamento bibliográfico. Para a discussão teórica, recorremos aos autores que discutem educação, currículo e literatura Negro-Brasileira, sendo eles Fernandes (2016), Almeida (2018), Carneiro (2019), Fanon (2008), Gomes (2001), González (1984), Muller (2006), Munanga (2005; 2019), Ribeiro (2015), Rosemberg (2003). Por fim, consideramos o estudo relevante no que se refere à educação brasileira e aos seus processos de inclusão. Percebemos ainda que a educação encontra-se distante de uma perspectiva mais inclusiva, e que, diante da história, a educação foi negada ao negro e que no século XXI, a luta permanece por direitos de igualdade e equidade.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. Trad. Júlia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade?. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BONNICI, Thomas. Conceitos-chave da teoria pós-colonial. Maringá: Eduem, 2005.
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen Livros, 2019.
CUTI. Literatura Negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERNANDES, Florestan. Prefácio à edição brasileira. In: NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3ª ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Cientifica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossas escolas. São Paulo: Summus, 2001.
GONZÁLEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje. ANPOCS, 1984, p. 223-244.
________. A categoria político-cultural da americanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro; nº 92/93 (jan./jun.). 1988, p. 69-82.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. 2. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo/ 1876-1994. São Paulo: UNESP, 2000.
MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. Estatutos estaduais do magistério e discriminação racial. In: OLIVEIRA, Iolanda de (org.). Cor e Magistério. Niterói: Quartet, 2006. p. 51-86.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
________. Rediscutido a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
PEREIRA, Márcia Moreira; SILVA, Maurício. Percurso da Lei 10639/03: antecedentes e desdobramentos. Linguagens & Cidadania. Santa Maria, v.14, n.1, jan./dez. 2012. Disponível em: Acesso em: 17 jan. 2017.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. Ed. São Paulo: Global, 2015.
ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira. 29 ed. São Paulo: Cultrix, 1975.
ROSEMBERG, Fluvia; BAZILLI, Chirley & SILVA, Vinícius Baptista da. Racismo nos livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, 2003, v. 29, n. 1, p. 125-146.
SANT’ANA, Antônio Olímpio de. História e Conceitos Básicos sobre o Racismo e seus Derivados. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.