Educação Integral à Sexualidade e Currículo: novos diálogos sobre a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.8536

Palavras-chave:

Currículo, Educação Sexual, Formação de Professores

Resumo

A pesquisa aborda a Educação Integral à Sexualidade na formação de professores, a necessidade de políticas e ações na promoção e formação humana nos campos da sexualidade e afins. Objetiva investigar a existência de formação continuada na perspectiva da Educação Integral à Sexualidade para os professores e coordenadores pedagógicos de duas escolas da rede municipal de educação de Varjota-Ce. Estudo do tipo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, realizado em Varjota-CE com 33 (trinta e três) participantes representantes da comunidade escolar e administração pública. Os dados foram coletados utilizando questionário, tabulados, apresentados através de gráficos, quadro e analisados considerando os pressupostos teórico-metodológicos da análise do dirsurso. Os resultados confirmam ausência de formação para lidar com a Educação Sexual Integral enquanto objetivo da Agenda Global até 2030, havendo consonância quanto a inserção da temática no Currículo Escolar. Corroboram a revisão das políticas públicas para a intersetorialidade, garantindo aos educadores uma formação compatível e suficiente para lidar com esta nova demanda.

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Biografia do Autor

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Centro Universitário INTA - UNINTA; Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Faculdade Alencarina de Sobral (FAL)

Doutorando em Saúde Coletiva (UNIFOR-2018/2021). Mestre em Saúde Coletiva (UNIFOR - 2016). Pós-Graduando (Especialização) em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (UNILAB-2020-2021). Especialista em Saúde da Família (UNILAB-2020). Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (UNINTA-2018). Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social (UFC-2017). Especialista em Coordenação Pedagógica (UFC - 2015), Especialista em Psicopedagogia (IEDUCARE - 2009). Bacharel em Enfermagem - COREN Nº 533892 (UNINTA-2017). Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (UNIP - 2014),Licenciado em Pedagogia (UVA - 2002). Atualmente é Coordenador do Curso de Pedagogia EaD da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). Professor no Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário INTA - UNINTA. Professor no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Professor em Licença Não-Remunerada da Rede Pública Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Varjota. Tem interesses de pesquisa em Gênero e Diversidade; Saúde da População LGBTTIQ; Educação Para a Sexualidade; Formação de Professores; Formação de Enfermeiros; Formação de Enfermeiros-Professores; Prematuridade; Saúde da Mulher [Ginecologia e Obstetrícia]; Saúde Coletiva; Saúde Pública.

Carlos Antonio Bruno da Silva, Universidade de Fortaleza; Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Ceará

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).  

Limária Araújo Mouta, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalha na Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Francisca Risolene Fernandes, Secretaria Municipal da Educação de Horizonte

Pedagoga. Especialista em Alfabetização e Multiletramentos e Gestão Escolar da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

PINTO, F. R. M. .; SILVA, C. A. B. da .; MOUTA, L. A.; FERNANDES, F. R. Educação Integral à Sexualidade e Currículo: novos diálogos sobre a formação de professores. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 58-81, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i2.8536. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8536. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos