Deslocamentos de tempo/espaço na educação: a construção de subjetividades integrais
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.10998Palavras-chave:
educação integral, subjetividade, tempo escolarResumo
O mote central deste artigo é problematizar os embates para a construção de subjetividades integrais a partir dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. A partir de discussões acerca das condições de possibilidade da ampliação do tempo escolar é evidenciada a centralidade de uma racionalidade política que abrange a noção de formação integral como um investimento econômico e um modo fecundo de governamento dos indivíduos. Tendo sido feita a contextualização de diferentes períodos políticos de nosso país, a análise se moveu em torno de notícias que, enquanto materialidade discursiva, evidenciam os deslocamentos de tempo e espaço na educação contemporânea brasileira, colocando em cena articulações com a inclusão, a segurança social, os sentidos de escolarização e de sociedade que estão em disputa.
Downloads
Metrics
Referências
BARCELOS, Renata Gerhardt De; MOLL, Jaqueline. O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral. Retratos da Escola, on-line, v. 15, n. 33, p. 887–911, 2022. DOI: 10.22420/rde.v15i33.1354. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1354. Acesso em: 10 maio. 2023.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial no 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, [...]. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 10 maio. 2023.
BRASIL. Decreto no 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Portaria no 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2016a.
BRASIL. Resolução no 5, de 25 de outubro de 2016. Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, [...]. Brasil: MEC/FNDE, 2016b.
BRASIL. Programa Novo Mais Educação. Portal do Ministério da Educação. [2016?]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao. Acesso em: 10 maio. 2023.
CUSTÓDIO, Aline. Novo Mais Educação: escolas ficaram no prejuízo. Jornal Diário Gaúcho. 2018. Disponível em: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2018/02/novo-mais-educacao-escolas-ficaram-no-prejuizo-10151932.html. Acesso em: 10 maio. 2023.
FAURE, Edgar; HERRERA, Felipe; KADDOURA, Abdul-Razzak; LOPES, Henri; PETROVSKY, Arthur V.; RAHNEMA, Majid; WARD, Frederick Champion. Aprender a ser. Lisboa: Bertrand, 1972.
GOERGEN, Pedro. O sentido da educação na sociedade contemporânea. In: GALLO, Silvio; MENDONÇA, Samuel (org.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020. p. 123–145.
HERMIDA, Jorge Fernando. A reforma educacional na era FHC (1995/1998 e 1999/2002): duas propostas, duas concepções. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., 2012, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012.
JORNAL DO BRASIL. Ensino Integral chega a Centro Socioeducativo em Ribeirão das Neves. Jornal do Brasil. 2015. Disponível em: https://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/05/27/ensino-integral-chega-a-centro-socioeducativo-em-ribeirao-das-neves.html. Acesso em: 10 maio. 2023.
KLAUS, Viviane. Desenvolvimento e governamentalidade (neo)liberal: da administração à gestão educacional. 2011. 226f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/32163. Acesso em: 10 maio. 2023.
LOPES, Maura Corcini. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 153–169, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8297/5536. Acesso em: 10 maio. 2023.
LOUREIRO, Carine; KRAEMER, Graciele; LOPES, Maura Corcini. Competências e direito de aprendizagem: protagonismo e vulnerabilidade. Cadernos CEDES, on-line, v. 41, n. 114, p. 99–109, 2021. DOI: 10.1590/cc223584. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000200099&tlng=pt. Acesso em: 10 maio. 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC faz chamada pública para identificar experiências pedagógicas criativas e inovadoras. Portal do Ministério da Educação. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/30521-mec-faz-chamada-publica-para-identificar-experiencias-pedagogicas-criativas-e-inovadoras. Acesso em: 10 maio. 2023.
MOLL, Jaqueline; PONCE, Branca Jurema; RONCA, Antonio Carlos Caruso; SOARES, José Nildo Oliveira. Escola Pública Brasileira e Educação Integral: desafios e possibilidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 2095–2111, 2020. DOI: 10.23925/1809-3876.2020v18i4p2095-2111. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/50985. Acesso em: 10 maio. 2023.
MORAES, Mauro. Publicado edital para currículo complementar do 4o ao 9o ano do Ensino Fundamental. Portal da Prefeitura de Porto Alegre. 2022. Disponível em: https://prefeitura.poa.br/smed/noticias/publicado-edital-para-curriculo-complementar-do-4o-ao-9o-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 10 maio. 2023.
SANTAIANA, Rochele da Silva; SILVA, Veronice Camargo Da. Educação integral e tempo integral: a constituição de uma subjetividade preventiva. Revista Eletrônica Pesquiseduca, on-line, v. 12, n. 28, p. 519–533, 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1010. Acesso em: 10 maio. 2023.
SANTOS, Eliane. Um Futuro Melhor para Novas Gerações: Plano Brasil sem Miséria. O Brasil Mudou. [2015?]. Disponível em: https://obrasilmudou.mds.gov.br/materia7.html. Acesso em: 10 maio. 2023.
SARAIVA, Karla. Educação, espaço, tempo: conexões. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 101, p. 23–40, 2019. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3530. Disponível em: http://172.29.9.202/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3227. Acesso em: 10 maio. 2023.
TRAVERSINI, Clarice Salete. O desencaixe como forma de existência da escola contemporânea. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim (org.). Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Ulbra, 2012. p. 173–186.
UNDIME. MEC confirma encerramento do Programa Novo Mais Educação. Portal da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 2020. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/17-03-2020-10-08-mec-confirma-encerramento-do-programa-novo-mais-educacao. Acesso em: 10 maio. 2023.
UNESCO. Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad CEPAL – UNESCO (versión resumida). Lima: CEPAL/UNESCO, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.