Deslocamentos de tempo/espaço na educação: a construção de subjetividades integrais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.10998

Palavras-chave:

educação integral, subjetividade, tempo escolar

Resumo

O mote central deste artigo é problematizar os embates para a construção de subjetividades integrais a partir dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. A partir de discussões acerca das condições de possibilidade da ampliação do tempo escolar é evidenciada a centralidade de uma racionalidade política que abrange a noção de formação integral como um investimento econômico e um modo fecundo de governamento dos indivíduos. Tendo sido feita a contextualização de diferentes períodos políticos de nosso país, a análise se moveu em torno de notícias que, enquanto materialidade discursiva, evidenciam os deslocamentos de tempo e espaço na educação contemporânea brasileira, colocando em cena articulações com a inclusão, a segurança social, os sentidos de escolarização e de sociedade que estão em disputa.

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Biografia do Autor

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Integral e currículo: dispositivos e configurações dos tempos e espaços escolares (GPEIC/Uergs/CNPq). Contribuição de autoria: escrita, revisão, edição, metodologia e investigação.

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DESLOGOGIAS – Educação, culturas e pedagogias (Uergs/CNPq). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS/CNPq). Contribuição de autoria: escrita, revisão, edição e investigação.

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

SANTAIANA, R. da S.; CAMOZZATO, V. C. Deslocamentos de tempo/espaço na educação: a construção de subjetividades integrais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e10998, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.10998. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10998. Acesso em: 3 jul. 2024.