Displacements of time/space in education: the construction of comprehensive subjectivities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.10998

Keywords:

comprehensive education, subjectivity, school time

Abstract

The central theme of this article is to examine the opposing views for the construction of comprehensive subjectivities from the Mais Educação (“More Education”) and Novo Mais Educação (“New More Education”) Programs. From discussions about the conditions that might make possible the expanding of school time, the centrality of a political rationality that encompasses the notion of comprehensive education as an economic investment and a fruitful way of governing individuals is evidenced. With the contextualization of different political periods in our country, the analysis moved around news that, as discursive material, make evident the displacements of time and space in contemporary Brazilian education, bringing into play articulations with inclusion, social security, the meanings of schooling and society that are in dispute.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Integral e currículo: dispositivos e configurações dos tempos e espaços escolares (GPEIC/Uergs/CNPq). Contribuição de autoria: escrita, revisão, edição, metodologia e investigação.

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DESLOGOGIAS – Educação, culturas e pedagogias (Uergs/CNPq). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS/CNPq). Contribuição de autoria: escrita, revisão, edição e investigação.

References

BARCELOS, Renata Gerhardt De; MOLL, Jaqueline. O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral. Retratos da Escola, on-line, v. 15, n. 33, p. 887–911, 2022. DOI: 10.22420/rde.v15i33.1354. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1354. Acesso em: 10 maio. 2023.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Portaria Normativa Interministerial no 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, [...]. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 10 maio. 2023.

BRASIL. Decreto no 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Portaria no 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2016a.

BRASIL. Resolução no 5, de 25 de outubro de 2016. Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, [...]. Brasil: MEC/FNDE, 2016b.

BRASIL. Programa Novo Mais Educação. Portal do Ministério da Educação. [2016?]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao. Acesso em: 10 maio. 2023.

CUSTÓDIO, Aline. Novo Mais Educação: escolas ficaram no prejuízo. Jornal Diário Gaúcho. 2018. Disponível em: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2018/02/novo-mais-educacao-escolas-ficaram-no-prejuizo-10151932.html. Acesso em: 10 maio. 2023.

FAURE, Edgar; HERRERA, Felipe; KADDOURA, Abdul-Razzak; LOPES, Henri; PETROVSKY, Arthur V.; RAHNEMA, Majid; WARD, Frederick Champion. Aprender a ser. Lisboa: Bertrand, 1972.

GOERGEN, Pedro. O sentido da educação na sociedade contemporânea. In: GALLO, Silvio; MENDONÇA, Samuel (org.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020. p. 123–145.

HERMIDA, Jorge Fernando. A reforma educacional na era FHC (1995/1998 e 1999/2002): duas propostas, duas concepções. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., 2012, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012.

JORNAL DO BRASIL. Ensino Integral chega a Centro Socioeducativo em Ribeirão das Neves. Jornal do Brasil. 2015. Disponível em: https://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/05/27/ensino-integral-chega-a-centro-socioeducativo-em-ribeirao-das-neves.html. Acesso em: 10 maio. 2023.

KLAUS, Viviane. Desenvolvimento e governamentalidade (neo)liberal: da administração à gestão educacional. 2011. 226f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/32163. Acesso em: 10 maio. 2023.

LOPES, Maura Corcini. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 153–169, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8297/5536. Acesso em: 10 maio. 2023.

LOUREIRO, Carine; KRAEMER, Graciele; LOPES, Maura Corcini. Competências e direito de aprendizagem: protagonismo e vulnerabilidade. Cadernos CEDES, on-line, v. 41, n. 114, p. 99–109, 2021. DOI: 10.1590/cc223584. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000200099&tlng=pt. Acesso em: 10 maio. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC faz chamada pública para identificar experiências pedagógicas criativas e inovadoras. Portal do Ministério da Educação. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/30521-mec-faz-chamada-publica-para-identificar-experiencias-pedagogicas-criativas-e-inovadoras. Acesso em: 10 maio. 2023.

MOLL, Jaqueline; PONCE, Branca Jurema; RONCA, Antonio Carlos Caruso; SOARES, José Nildo Oliveira. Escola Pública Brasileira e Educação Integral: desafios e possibilidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 2095–2111, 2020. DOI: 10.23925/1809-3876.2020v18i4p2095-2111. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/50985. Acesso em: 10 maio. 2023.

MORAES, Mauro. Publicado edital para currículo complementar do 4o ao 9o ano do Ensino Fundamental. Portal da Prefeitura de Porto Alegre. 2022. Disponível em: https://prefeitura.poa.br/smed/noticias/publicado-edital-para-curriculo-complementar-do-4o-ao-9o-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 10 maio. 2023.

SANTAIANA, Rochele da Silva; SILVA, Veronice Camargo Da. Educação integral e tempo integral: a constituição de uma subjetividade preventiva. Revista Eletrônica Pesquiseduca, on-line, v. 12, n. 28, p. 519–533, 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1010. Acesso em: 10 maio. 2023.

SANTOS, Eliane. Um Futuro Melhor para Novas Gerações: Plano Brasil sem Miséria. O Brasil Mudou. [2015?]. Disponível em: https://obrasilmudou.mds.gov.br/materia7.html. Acesso em: 10 maio. 2023.

SARAIVA, Karla. Educação, espaço, tempo: conexões. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 101, p. 23–40, 2019. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3530. Disponível em: http://172.29.9.202/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3227. Acesso em: 10 maio. 2023.

TRAVERSINI, Clarice Salete. O desencaixe como forma de existência da escola contemporânea. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim (org.). Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Ulbra, 2012. p. 173–186.

UNDIME. MEC confirma encerramento do Programa Novo Mais Educação. Portal da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 2020. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/17-03-2020-10-08-mec-confirma-encerramento-do-programa-novo-mais-educacao. Acesso em: 10 maio. 2023.

UNESCO. Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad CEPAL – UNESCO (versión resumida). Lima: CEPAL/UNESCO, 1996.

Published

2023-05-16

How to Cite

SANTAIANA, R. da S.; CAMOZZATO, V. C. Displacements of time/space in education: the construction of comprehensive subjectivities. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e10998, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.10998. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10998. Acesso em: 23 nov. 2024.