Deslocamentos de tempo/espaço na educação: a construção de subjetividades integrais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.10998

Palavras-chave:

educação integral, subjetividade, tempo escolar

Resumo

O mote central deste artigo é problematizar os embates para a construção de subjetividades integrais a partir dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. A partir de discussões acerca das condições de possibilidade da ampliação do tempo escolar é evidenciada a centralidade de uma racionalidade política que abrange a noção de formação integral como um investimento econômico e um modo fecundo de governamento dos indivíduos. Tendo sido feita a contextualização de diferentes períodos políticos de nosso país, a análise se moveu em torno de notícias que, enquanto materialidade discursiva, evidenciam os deslocamentos de tempo e espaço na educação contemporânea brasileira, colocando em cena articulações com a inclusão, a segurança social, os sentidos de escolarização e de sociedade que estão em disputa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Integral e currículo: dispositivos e configurações dos tempos e espaços escolares (GPEIC/Uergs/CNPq). Contribuição de autoria: escrita, revisão, edição, metodologia e investigação.

Viviane Castro Camozzato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DESLOGOGIAS – Educação, culturas e pedagogias (Uergs/CNPq). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS/CNPq). Contribuição de autoria: escrita, revisão, edição e investigação.

Referências

BARCELOS, Renata Gerhardt De; MOLL, Jaqueline. O Programa Mais Educação e seu legado: possibilidades curriculares na perspectiva da formação humana integral. Retratos da Escola, on-line, v. 15, n. 33, p. 887–911, 2022. DOI: 10.22420/rde.v15i33.1354. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1354. Acesso em: 10 maio. 2023.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Portaria Normativa Interministerial no 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, [...]. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 10 maio. 2023.

BRASIL. Decreto no 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Portaria no 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2016a.

BRASIL. Resolução no 5, de 25 de outubro de 2016. Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, [...]. Brasil: MEC/FNDE, 2016b.

BRASIL. Programa Novo Mais Educação. Portal do Ministério da Educação. [2016?]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao. Acesso em: 10 maio. 2023.

CUSTÓDIO, Aline. Novo Mais Educação: escolas ficaram no prejuízo. Jornal Diário Gaúcho. 2018. Disponível em: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2018/02/novo-mais-educacao-escolas-ficaram-no-prejuizo-10151932.html. Acesso em: 10 maio. 2023.

FAURE, Edgar; HERRERA, Felipe; KADDOURA, Abdul-Razzak; LOPES, Henri; PETROVSKY, Arthur V.; RAHNEMA, Majid; WARD, Frederick Champion. Aprender a ser. Lisboa: Bertrand, 1972.

GOERGEN, Pedro. O sentido da educação na sociedade contemporânea. In: GALLO, Silvio; MENDONÇA, Samuel (org.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020. p. 123–145.

HERMIDA, Jorge Fernando. A reforma educacional na era FHC (1995/1998 e 1999/2002): duas propostas, duas concepções. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., 2012, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012.

JORNAL DO BRASIL. Ensino Integral chega a Centro Socioeducativo em Ribeirão das Neves. Jornal do Brasil. 2015. Disponível em: https://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/05/27/ensino-integral-chega-a-centro-socioeducativo-em-ribeirao-das-neves.html. Acesso em: 10 maio. 2023.

KLAUS, Viviane. Desenvolvimento e governamentalidade (neo)liberal: da administração à gestão educacional. 2011. 226f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/32163. Acesso em: 10 maio. 2023.

LOPES, Maura Corcini. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 153–169, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8297/5536. Acesso em: 10 maio. 2023.

LOUREIRO, Carine; KRAEMER, Graciele; LOPES, Maura Corcini. Competências e direito de aprendizagem: protagonismo e vulnerabilidade. Cadernos CEDES, on-line, v. 41, n. 114, p. 99–109, 2021. DOI: 10.1590/cc223584. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000200099&tlng=pt. Acesso em: 10 maio. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC faz chamada pública para identificar experiências pedagógicas criativas e inovadoras. Portal do Ministério da Educação. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/30521-mec-faz-chamada-publica-para-identificar-experiencias-pedagogicas-criativas-e-inovadoras. Acesso em: 10 maio. 2023.

MOLL, Jaqueline; PONCE, Branca Jurema; RONCA, Antonio Carlos Caruso; SOARES, José Nildo Oliveira. Escola Pública Brasileira e Educação Integral: desafios e possibilidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 2095–2111, 2020. DOI: 10.23925/1809-3876.2020v18i4p2095-2111. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/50985. Acesso em: 10 maio. 2023.

MORAES, Mauro. Publicado edital para currículo complementar do 4o ao 9o ano do Ensino Fundamental. Portal da Prefeitura de Porto Alegre. 2022. Disponível em: https://prefeitura.poa.br/smed/noticias/publicado-edital-para-curriculo-complementar-do-4o-ao-9o-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 10 maio. 2023.

SANTAIANA, Rochele da Silva; SILVA, Veronice Camargo Da. Educação integral e tempo integral: a constituição de uma subjetividade preventiva. Revista Eletrônica Pesquiseduca, on-line, v. 12, n. 28, p. 519–533, 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1010. Acesso em: 10 maio. 2023.

SANTOS, Eliane. Um Futuro Melhor para Novas Gerações: Plano Brasil sem Miséria. O Brasil Mudou. [2015?]. Disponível em: https://obrasilmudou.mds.gov.br/materia7.html. Acesso em: 10 maio. 2023.

SARAIVA, Karla. Educação, espaço, tempo: conexões. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 101, p. 23–40, 2019. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3530. Disponível em: http://172.29.9.202/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3227. Acesso em: 10 maio. 2023.

TRAVERSINI, Clarice Salete. O desencaixe como forma de existência da escola contemporânea. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim (org.). Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Ulbra, 2012. p. 173–186.

UNDIME. MEC confirma encerramento do Programa Novo Mais Educação. Portal da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 2020. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/17-03-2020-10-08-mec-confirma-encerramento-do-programa-novo-mais-educacao. Acesso em: 10 maio. 2023.

UNESCO. Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad CEPAL – UNESCO (versión resumida). Lima: CEPAL/UNESCO, 1996.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

SANTAIANA, R. da S.; CAMOZZATO, V. C. Deslocamentos de tempo/espaço na educação: a construção de subjetividades integrais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e10998, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.10998. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10998. Acesso em: 23 nov. 2024.