Leitura crítica de memes da internet em aulas de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11095

Palavras-chave:

leitura crítica, linguagem, memes da internet

Resumo

Memes podem ser definidos como pequenas unidades de sentido transmitidas e transformadas de pessoa para pessoa em processos de cópia e imitação (DÍAZ, 2013; DAWKINS, 1976). Com o passar do tempo, as teorias sobre memes foram revisitadas devido a questões contemporâneas envolvendo tecnologias na sociedade (SHIFMAN, 2014). Com base nesses aspectos, apresentamos e analisamos uma pesquisa documental (LAVILLE; DIONNE, 1999; FLICK, 2009) caracterizada pelo levantamento de memes da Internet e uma proposta de sequência didática no contexto de aulas de língua inglesa.  As análises foram fundamentadas na perspectiva da leitura crítica e da justiça social (JORDÃO, 2017). Como resultado, apontamos os memes como recursos potencializadores para o estabelecimento da crítica social em sala de aula, uma vez que eles podem retratar realidades diversas.

 

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Biografia do Autor

Jefferson do Carmo Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa TECLA. Bolsista CAPES de Doutorado. Contribuição de autoria: escrita e revisão do texto.

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professor Associado na Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa TECLA. Contribuição de autoria: escrita e revisão do texto.

Emanuelle Silveira Nunes Barros, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo TECLA. Bolsista CAPES de Mestrado. Contribuição de autoria: escrita e revisão do texto.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

SANTOS, J. do C. A.; SORTE, P. B.; BARROS, E. S. N. Leitura crítica de memes da internet em aulas de língua inglesa. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e11095, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.11095. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11095. Acesso em: 23 dez. 2024.