Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente: análise das similitudes e divergências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11122

Palavras-chave:

diretrizes curriculares nacionais, licenciatura em ciências biológicas, formação inicial docente

Resumo

Este trabalho analisou comparativamente os Projetos Pedagógicos de três cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição, no sentido de examinar os processos de adequação as seguintes regulamentações oficiais sobre formação docente: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (DCN-CB), as DCN 01/2002, as DCN 02/2015, a Resolução n. 70/2019 e o Projeto Pedagógico Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação da UESB (PPI-FP/ UESB). Ao analisar os resultados, constatamos que, no geral, os três cusros apresentam mais similitudes que divergências. Em consonância com as DCN-CB e as DCN 01/2002 nos PPC atuais dos três cursos as principais similitudes foram: os objetivos apresentam a mesma perspectiva formativa, a carga horária na dimensão Fundamentos Filosóficos e Sociais é pequena; a Prática como componente curricular (PCC) está com sua carga horária mínima distribuída ao longo do curso, sem estar integrada às atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, não sendo contemplada nas disciplinas de conteúdo específicos e com a dinâmica de funcionamento sem atender a perspectiva interdisciplinar. E como divergência principal podemos explicitar, por exemplo, o fato de dois dos cursos apresentarem o enfoque do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado exclusivamente para a área de educação. No que diz respeito às DCN 02/2015, nos três cursos se faz necessário alguns ajustes nos novos PPC, principalmente na dinâmica de funcionamento e distribuição da PCC, para que venham fomentar ainda mais a identidade dos cursos de licenciatura como espaços privilegiados para a formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Obertal Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação em Ciências Experimentais pela Universidad Nacional del Litoral (UNL). Docente da UESB/Campus de Vitória da Conquista-BA. Contribuição de autoria: Escrita - Primeira Redação.

Paulo Marcelo Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da UESB/Campus de Jequié-BA. Contribuição de autoria: Escrita - Revisão e Edição.

Referências

ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Riter. Biólogo ou professor de Biologia? A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil. Revista docência do ensino superior, v. 8, n. 2, p. 280-287, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2488. Acesso em: 14 jun. 2020.

BAHIA. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE n. 70, de 16 de julho de 2019. Regulamenta a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior, nos Cursos de Graduação de Licenciatura, mantidos pelas instituições de ensino superior integrantes do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Diário Oficial do Estado da Bahia, Ano CIV, n. 22.760, p.72, 10/10/2019. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/Resolucao_e_Parecer_CEE.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.

BAHIA. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE n. 160, de 14/06/2022. Inclui os § 1º, §2º e §3º ao Artigo 1º da Resolução CEE-BA nº 50, de 13 de setembro de 2021, que atualizou a Resolução CEE-BA n. 70, de 16 de julho de 2019, quanto à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior, nos Cursos de Graduação de Licenciatura, mantidos pelas instituições de ensino superior integrantes do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. 2022. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/RESOLUCAO_CEE_N_160_2022.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n. 1.301, de 06 de novembro de 2001. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf. Acesso em: 12 abr. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 01 de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 12 abr. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: Ministério da Educação, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_2.pdf. Acesso em: 12 abr. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 01/07/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1 (124), 8-12, 02/07/2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&Itemid=30192. Acesso em: 10 abr. 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2019, de 20/12/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 13 abr. 2020.

CARNEIRO, Emerson Alves; PIPITONE, Maria Angélica Penatti. Análise do Projeto Pedagógico de um Curso de Ciências Biológicas Face às Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 3, p. 285-292, 2017. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/3836. Acesso em: 15 abr. 2018.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; SOARES, Leôncio José Gomes. Artigo - Formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. Educação em revista, v. 35, e217314, 2019. DOI: 10.1590/0102-4698217314. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/XspQmj7PNWDhCyjyv6PJChn/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2021.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, v. 36, n. 131, p. 299-324, 2015. DOI: 10.1590/ES0101-73302015151909. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 fev. 2017.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: Novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019, 351 p.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018, 112p.

MADEIRA, Ana Verena Magalhães. Hibridismo epistemológico e formativo na Licenciatura em Ciências Biológicas: como os docentes de disciplinas específicas se implicam na articulação da formação inicial com a prática profissional. 2014. 141f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, Bahia, 2014.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos.1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MOHR, Adriana; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy. Prática como componente curricular: Que novidade é essa 15 anos depois? 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, 272p.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

SIMIONATO, Margareth Fadanelli; HOBOLD, Márcia de Souza. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar? Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 72-88, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8917. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8917. Acesso em: 01 dez. 2021.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A prática como componente curricular: (re)indagações para a formação docente. Práxis Educacional, v. 15, n. 34, p. 195-210, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5505. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5505. Acesso em: 05 nov. 2019.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. A temática da formação de professores: uma análise baseada em trabalhos acadêmicos da subárea de ensino de biologia. In: AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; LONDERO, Leandro (org.). Formação de Professores em Ciências da Natureza: percursos teóricos e práticas formativas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p. 223-250.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Produção acadêmica em ensino de biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências. Revista Brasileira de Educação [online], v. 26, 2021. DOI: 10.1590/S1413-24782021260097. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/w8jCJGBRNb6xF7kjZ8wjqNr/?lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2022.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Projeto de implantação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista -BA-Brasil, 1998a.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Projeto de implantação do Curso de Ciências Biológicas Campus de Jequié. Jequié -BA-Brasil, 1998b.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Projeto de criação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no campus de Itapetinga. Itapetinga-BA-Brasil, 2003.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- Campus “Juvino Oliveira”. Itapetinga-BA-Brasil, 2007.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Reforma curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- Projeto reformulado. Vitória da Conquista - BA-Brasil, 2010.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- Campus de Jequié. Jequié - BA-Brasil, 2011.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Projeto Pedagógico Institucional (PPI) de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Vitória da Conquista, 2019. Disponível em: http://prograd.uesb.br/wp-content/uploads/2020/05/ppi_de_formacao_profissionais_educacao_uesb_20200508.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

URIBE MENDOZA, Blanca Irais. Michael R. Matthews, La enseñanza de la ciencia. Un enfoque desde la historia y la filosofía de la ciencia. Perfiles educativos, v. 39, n. 158, p. 226-230, 2017. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982017000400226&lng=es&tlng=es. Acesso em: 12 jul. 2019.

ZEICHNER, Kenneth; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 63-80, 2005. DOI: 10.1590/S0100-15742005000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Zx9H96h48wrzY7DsrggHTQq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

ALMEIDA, O.; TEIXEIRA, P. M. Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente: análise das similitudes e divergências. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11122, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11122. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11122. Acesso em: 22 nov. 2024.