Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente: análise das similitudes e divergências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11122

Palavras-chave:

diretrizes curriculares nacionais, licenciatura em ciências biológicas, formação inicial docente

Resumo

Este trabalho analisou comparativamente os Projetos Pedagógicos de três cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição, no sentido de examinar os processos de adequação as seguintes regulamentações oficiais sobre formação docente: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (DCN-CB), as DCN 01/2002, as DCN 02/2015, a Resolução n. 70/2019 e o Projeto Pedagógico Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação da UESB (PPI-FP/ UESB). Ao analisar os resultados, constatamos que, no geral, os três cusros apresentam mais similitudes que divergências. Em consonância com as DCN-CB e as DCN 01/2002 nos PPC atuais dos três cursos as principais similitudes foram: os objetivos apresentam a mesma perspectiva formativa, a carga horária na dimensão Fundamentos Filosóficos e Sociais é pequena; a Prática como componente curricular (PCC) está com sua carga horária mínima distribuída ao longo do curso, sem estar integrada às atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, não sendo contemplada nas disciplinas de conteúdo específicos e com a dinâmica de funcionamento sem atender a perspectiva interdisciplinar. E como divergência principal podemos explicitar, por exemplo, o fato de dois dos cursos apresentarem o enfoque do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado exclusivamente para a área de educação. No que diz respeito às DCN 02/2015, nos três cursos se faz necessário alguns ajustes nos novos PPC, principalmente na dinâmica de funcionamento e distribuição da PCC, para que venham fomentar ainda mais a identidade dos cursos de licenciatura como espaços privilegiados para a formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Obertal Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação em Ciências Experimentais pela Universidad Nacional del Litoral (UNL). Docente da UESB/Campus de Vitória da Conquista-BA. Contribuição de autoria: Escrita - Primeira Redação.

Paulo Marcelo Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da UESB/Campus de Jequié-BA. Contribuição de autoria: Escrita - Revisão e Edição.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

ALMEIDA, O.; TEIXEIRA, P. M. Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente: análise das similitudes e divergências. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11122, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11122. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11122. Acesso em: 5 nov. 2024.