Teacher education in biological sciences and the legislation on teacher training: analysis of similarities and contrasts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11122

Keywords:

national curriculum guidelines, teacher education in biological sciences, initial teacher education

Abstract

This work comparatively analyzed the Pedagogical Projects of three teacher education courses in Biological Sciences of an institution to examine the processes of adjustment to the following official regulations on teacher training: the National Curriculum Guidelines for Biological Sciences Courses (DCN-CB), DCN 01/2002, DCN 02/2015, Resolution n. 70/2019 and the Institutional Pedagogical Project for Initial and Continuing Training of Education Professionals at UESB (PPI-FP / UESB). When analyzing the results, we found that, in general, the three courses have more similarities than differences. In line with the DCN-CB and DCN 01/2002 in the current PPC of the three courses, the main similarities were: the objectives have the same formative perspective, the workload in the Philosophical and Social Foundations dimension is small; Practice as a Curriculum Component (PCC) has its minimum workload distributed throughout the course, without being integrated with activities related to the Supervised Practice, not being contemplated in the disciplines with specific content and with the dynamics of operation without meeting the interdisciplinary perspective. In addition, as a main divergence, we can explain, for example, the fact that two of the courses present the focus of the Course Final Paper (TCC) focused exclusively on the area of education. With regard to DCN 02/2015, in the three courses it is necessary to make some adjustments in the new PPC, mainly in the dynamics of operation and distribution of the PCC, so that they will further promote the identity of the teacher education courses as privileged spaces for initial teacher education.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Obertal Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação em Ciências Experimentais pela Universidad Nacional del Litoral (UNL). Docente da UESB/Campus de Vitória da Conquista-BA. Contribuição de autoria: Escrita - Primeira Redação.

Paulo Marcelo Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da UESB/Campus de Jequié-BA. Contribuição de autoria: Escrita - Revisão e Edição.

References

ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Riter. Biólogo ou professor de Biologia? A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil. Revista docência do ensino superior, v. 8, n. 2, p. 280-287, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2488. Acesso em: 14 jun. 2020.

BAHIA. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE n. 70, de 16 de julho de 2019. Regulamenta a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior, nos Cursos de Graduação de Licenciatura, mantidos pelas instituições de ensino superior integrantes do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Diário Oficial do Estado da Bahia, Ano CIV, n. 22.760, p.72, 10/10/2019. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/Resolucao_e_Parecer_CEE.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.

BAHIA. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE n. 160, de 14/06/2022. Inclui os § 1º, §2º e §3º ao Artigo 1º da Resolução CEE-BA nº 50, de 13 de setembro de 2021, que atualizou a Resolução CEE-BA n. 70, de 16 de julho de 2019, quanto à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior, nos Cursos de Graduação de Licenciatura, mantidos pelas instituições de ensino superior integrantes do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. 2022. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/RESOLUCAO_CEE_N_160_2022.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n. 1.301, de 06 de novembro de 2001. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf. Acesso em: 12 abr. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 01 de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 12 abr. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: Ministério da Educação, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_2.pdf. Acesso em: 12 abr. 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 01/07/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1 (124), 8-12, 02/07/2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&Itemid=30192. Acesso em: 10 abr. 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2019, de 20/12/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 13 abr. 2020.

CARNEIRO, Emerson Alves; PIPITONE, Maria Angélica Penatti. Análise do Projeto Pedagógico de um Curso de Ciências Biológicas Face às Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 3, p. 285-292, 2017. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/3836. Acesso em: 15 abr. 2018.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; SOARES, Leôncio José Gomes. Artigo - Formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. Educação em revista, v. 35, e217314, 2019. DOI: 10.1590/0102-4698217314. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/XspQmj7PNWDhCyjyv6PJChn/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2021.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, v. 36, n. 131, p. 299-324, 2015. DOI: 10.1590/ES0101-73302015151909. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 fev. 2017.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: Novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019, 351 p.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018, 112p.

MADEIRA, Ana Verena Magalhães. Hibridismo epistemológico e formativo na Licenciatura em Ciências Biológicas: como os docentes de disciplinas específicas se implicam na articulação da formação inicial com a prática profissional. 2014. 141f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, Bahia, 2014.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos.1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MOHR, Adriana; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy. Prática como componente curricular: Que novidade é essa 15 anos depois? 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, 272p.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

SIMIONATO, Margareth Fadanelli; HOBOLD, Márcia de Souza. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar? Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 72-88, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8917. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8917. Acesso em: 01 dez. 2021.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A prática como componente curricular: (re)indagações para a formação docente. Práxis Educacional, v. 15, n. 34, p. 195-210, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5505. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5505. Acesso em: 05 nov. 2019.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. A temática da formação de professores: uma análise baseada em trabalhos acadêmicos da subárea de ensino de biologia. In: AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; LONDERO, Leandro (org.). Formação de Professores em Ciências da Natureza: percursos teóricos e práticas formativas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p. 223-250.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Produção acadêmica em ensino de biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências. Revista Brasileira de Educação [online], v. 26, 2021. DOI: 10.1590/S1413-24782021260097. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/w8jCJGBRNb6xF7kjZ8wjqNr/?lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2022.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Projeto de implantação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista -BA-Brasil, 1998a.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Projeto de implantação do Curso de Ciências Biológicas Campus de Jequié. Jequié -BA-Brasil, 1998b.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Projeto de criação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no campus de Itapetinga. Itapetinga-BA-Brasil, 2003.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- Campus “Juvino Oliveira”. Itapetinga-BA-Brasil, 2007.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Reforma curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- Projeto reformulado. Vitória da Conquista - BA-Brasil, 2010.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- Campus de Jequié. Jequié - BA-Brasil, 2011.

UESB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Projeto Pedagógico Institucional (PPI) de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Vitória da Conquista, 2019. Disponível em: http://prograd.uesb.br/wp-content/uploads/2020/05/ppi_de_formacao_profissionais_educacao_uesb_20200508.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

URIBE MENDOZA, Blanca Irais. Michael R. Matthews, La enseñanza de la ciencia. Un enfoque desde la historia y la filosofía de la ciencia. Perfiles educativos, v. 39, n. 158, p. 226-230, 2017. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982017000400226&lng=es&tlng=es. Acesso em: 12 jul. 2019.

ZEICHNER, Kenneth; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 63-80, 2005. DOI: 10.1590/S0100-15742005000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Zx9H96h48wrzY7DsrggHTQq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2020.

Published

2023-05-01

How to Cite

ALMEIDA, O.; TEIXEIRA, P. M. Teacher education in biological sciences and the legislation on teacher training: analysis of similarities and contrasts . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11122, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11122. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11122. Acesso em: 22 nov. 2024.