Direitos humanos e discriminação: conceções de estudantes futuros profissionais de educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11420Palavras-chave:
educação para o desenvolvimento, formação de professores, ensino superiorResumo
A Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (PORTUGAL, 2018) acompanha a Agenda 2030 (UNITED NATIONS, 2015), sob o lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás”. Uma sociedade que procura soluções para as problemáticas sociais assume a Educação para o Desenvolvimento, pela sua prática comprometida com o respeito pelos direitos humanos, contra a discriminação, face a acontecimentos que põem em risco o direito à liberdade, à justiça e à paz, promovendo o desenvolvimento integral. Considerando a estratégia supracitada, foi realizado um estudo no qual se assumiu como objetivo geral conhecer as conceções de estudantes que frequentam cursos na fileira da formação de educadores/professores, sobre diferentes temáticas inscritas na educação para o desenvolvimento, com particular incidência nos direitos humanos e na discriminação. Construiu-se, para o efeito, um questionário com questões abertas e fechadas, sendo os dados objeto de análise quantitativa (Statistical Package for the Social Sciences) e qualitativa (análise de conteúdo). Verifica-se que a maioria dos participantes se identificou com as duas temáticas, destacando contextos formais e não formais, nos quais tomaram contato com as mesmas. Os resultados conduzem ao questionamento sobre o papel das instituições de ensino superior enquanto promotoras de uma reflexão critíca e participativa sobre aos direitos humanos e a não discriminação. A educação para os direitos humanos é crucial uma vez que todas as pessoas têm responsabilidade na defesa dos seus direitos e dos seus deveres enquanto seres humanos.
Downloads
Metrics
Referências
AL-DARAWEESH, Fuad. Teaching human rights: toward a kingdom of ends. Education Sciences, v. 10, n. 4, p. 1-12, 13 abril 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci10040107. Acesso em: 10 set. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BENEDEK, Wolfgang. Compreender os direitos humanos: manual de educação para os direitos humanos. Coimbra: Coimbra Editora, 2012.
BOURN, Douglas. Global and development education and global skills. Educar, v. 56, n. 2, p. 279-295, 20 julho 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/educar.1143. Acesso em: 1 set. 2022.
BRAGA, Beatriz; BARRETO, Maria. A Educação para o desenvolvimento na visão das ONGD portuguesas. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, v. 8, n. 1, p. 135-149, 1 agosto 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15366/riejs2019.8.1.008. Acesso em: 4 jun. 2022.
CARVALHO, Maria. Liberdade, direitos e garantias: paradoxos e tensões nos mundos sociais da infância. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (ed.). Os direitos humanos hoje: 70 anos da declaração universal. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2021. p. 48-64. https://www.cnedu.pt/pt/publicacoes/seminarios-e-coloquios/1644-os-direitos-humanos-hoje-70-anos-da-declaracao-universal. Acesso em 5 jul. 2022.
COUTINHO, Clara. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2018.
FILHO, Nei; SALLES, Virgínia, & SANTOS, Thais. A educação para a paz e os direitos humanos: perspectivas transdisciplinares e integradoras. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências e Educação, v. 6, n. 1, p. 17-30, 2020. Disponível em : https://doi.org/10.29327/211653.6.1-2. Acesso em: 30 set. 2022.
GARCIA, Walker Marcolino dos Reis. Sistema africano de protecção dos direitos humanos e a sua garantia em Angola. 2014. Dissertação (Mestre em em Relações Internacionais e Estudos Europeus) – Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora, Évora, 2014. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/11141. Acesso em 11 set. 2022.
GOMEZ-GONZALEZ, Carlos; NESSELER, Cornel; DIETL, Helmut. Mapping discrimination in Europe through a field experiment in amateur sport. Humanities and Social Sciences Communications, v. 8, n. 1, p. 1-8, 9 abril 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41599-021-00773-2. Acesso em: 10 ag. 2022.
JAGLAND, Thorbjørn. Prefácio. In KEEN, Ellie, & GEORGESCU, Mara. Referências. Manual para o combate do discurso de ódio online através da educação para os direitos humanos. Lisboa: Fundação Calouste, 2016. p. 3. http://www.odionao.com.pt/media/5369/ReferenciasPT2016_BOOK.pdf. Acesso em 30 jul. 2022.
KEEN, Ellie, & GEORGESCU, Mara. Referências. Manual para o combate do discurso de ódio online através da educação para os direitos humanos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016. http://www.odionao.com.pt/media/5369/ReferenciasPT2016_BOOK.pdf. Acesso em 30 jul. 2022.
LÚCIO, Álvaro. Desenvolvimento, educação e direitos humanos. Revista Portuguesa de Educação, v. 26, n. 2, p. 225-243, 26 novembro 2013. Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.3254. Acesso em 1 jun. 2022
MARTÍN-BERMÚDEZ, Nieves; MORENO-FERNÁNDEZ, Olga. Educación para la transición emancipadora: justicia social y ciudadanía global. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, n. 117, p. 1-20, 10 dezembro 2021. Disponível: https://doi.org/10.1590/s0104-40362021003002866. Acesso em: 1 ago. 2022.
MESA, Manuela. La educación para la ciudadanía global en el contexto actual. In: PASTORIZA, Jose; VARELA, Alberto; JOVER, Daniel. (ed.). Educar para la ciudadanía global: experiencias, herramientas y discursos para el cambio social. Vigo: Fundación Isla de Couto, 2014. p. 110-121.
MESA, Manuela. La education para el desarrollo: un modelo de cinco generaciones. Madrid: Centro de Investigácion para la Paz, 2002.
MESA, Manuela. La educación para la ciudadanía global y los objetivos de desarrollo sostenible: Una Agenda para la transformación social. Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social, v. 8, n. 1, p. 7-11, 2019. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/10977. Acesso em: 20 jul. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2016. Disponível em: https://www.gcedclearinghouse.org/resources/global-citizenship-education-topics-and-learning-objectives?language=en. Acesso em: 16 jul. 2022.
PORTUGAL. Resolução do Conselho de Ministros nº 94/2018, de 16 de julho de 2018. Aprova o documento de orientação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022. Diário da República, 1ª série — nº 135, Portugal, 16 jul. 2018. Disponível em: https://dre.tretas.org/dre/3402637/resolucao-do-conselho-de-ministros-94-2018-de-16-de-julho. Acesso em: 4 abr. 2022.
REPÚBLICA PORTUGUESA, DIREÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO. Educação para a cidadania. s.d. https://cidadania.dge.mec.pt/direitos-humanos. Acesso em: 4 nov. 2022.
ROZAS, Xosé. Altruismo eficaz y aplicación de princípios éticos: una oportunidade para la educacion para la cuidadania global en la universidade. Papeles de Filosofia, v. 41, n. 1, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15304/agora.41.1.7251. Acesso em: 24 ago. 2022.
SHARMA, Bhavana. A study of teachers' human rights consciousness in reference to ‘Human Rights Education’. International Journal of Early Childhood Special Education, v. 14, n. 1, p. 786–790, 2022. Disponível em: https://www.int-jecse.net/abstract.php?id=488. Acesso em: 27 jul. 2022.
SPÎNU, Oleg. The functionality of the principle of non-discrimination on grounds of gender, race, religion and sexual orientation in the postmodern society. Postmodern Openings, v. 12, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18662/po/12.2/310. Acesso em: 1 jul. 2022.
TORRES, A. et al. Referencial de educação para o eesenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário. Lisboa: Ministério da Educação, 2016.
UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. New York, 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030agenda. Acesso em: 11 set. 2022.
UNITED NATIONS. Universal declaration of human rights. Paris, 1948. Disponível em: https://www.un.org/en/about-us/universal-declaration-of-human-rights. Acesso em 4 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.