Tecnologias assistivas: recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11455

Palavras-chave:

educação, tecnologias educacionais, deficiência visual, deficiência auditiva, docentes

Resumo

No Brasil, ainda são verificadas barreiras que impedem a acessibilidade de pessoas com deficiência na educação, e as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) podem ser utilizadas como meio de ampliar novas possibilidades na organização do processo de ensino e aprendizagem. Grande parte dessas barreiras advém da carência de recursos tecnológicos, da inobservância à legislação vigente, e na forma como a sociedade se organiza, ignorando as diversas demandas de sua população. Nesse contexto, este artigo objetiva identificar quais tecnologias assistivas têm sido utilizadas por pessoas com deficiência. Para tanto, o estudo se alicerça em uma metodologia de natureza exploratória e abordagem qualitativa, conduzida a partir de uma pesquisa bibliométrica. Os resultados evidenciam a existência de tecnologias assistivas que visam contribuir com acessibilidade de alunos com deficiência visual e auditiva na educação e que podem auxiliar os docentes nas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Letícia Aparecida Alves de Lima, Fundação Bradesco - Brasil

Mestra em Educação e Novas Tecnologias pela UNINTER. Orientadora Educacional e Pedagógica na Fundação Bradesco, Manaus, Amazonas, Brasil. Membro do grupo de pesquisa. Contribuição de autoria: participação em todas as etapas da pesquisa.

André Luiz Moscaleski Cavazzani, Centro Universitário Internacional - Brasil

Doutor em História Social pela USP. Docente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e Novas Tecnologias, no Centro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba, Paraná, Brasil. Líder do grupo de pesquisa. Contribuição de autoria:  participação em todas as etapas da pesquisa.

Marcus Vinicius Gonçalves da Silva, Faculdade de Tecnologia Senac Amazonas - Brasil

Doutor em Administração pela PUCPR. Docente na Faculdade de Tecnologia Senac Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Contribuição de autoria: participação em todas as etapas da pesquisa.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

LIMA, L. A. A. de; CAVAZZANI, A. L. M.; SILVA, M. V. G. da. Tecnologias assistivas: recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11455, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11455. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11455. Acesso em: 7 nov. 2024.