Uma análise dos projetos de pesquisa premiados na FECIBA utilizando os aspectos consensuais da natureza da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11465

Palavras-chave:

história e filosofia da ciência, ensino de ciências, feira de ciências

Resumo

O objetivo do estudo é analisar os projetos de pesquisa premiados na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) utilizando os aspectos consensuais sobre a natureza do conhecimento científico. A pesquisa realizada foi qualitativa e documental. Os dados foram retirados das duas edições da FECIBA em Revista e do livro Práticas Para Compartilhar (Volume II). A pesquisa documental foi analisada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin.  O resultado da pesquisa evidencia que a maioria dos projetos elaborados pelos estudantes, para as feiras de ciências nas escolas, não apresenta o problema como propulsor da atividade investigativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávio dos Santos Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores (Mestrado Acadêmico) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2020). Professor de Física do Colégio Estadual Professora Reni Miranda Ferreira (Itagi-BA). Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação

Sergio Luiz Bragatto Boss, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru (2011). É Professor Associado I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), no Curso de Licenciatura em Física. Contribuição de autoria: Escrita – Revisão e Edição

Referências

ALVES, Ana Carla Martins; PRAXEDES, Gilmar. As visões de ciência nos livros didáticos utilizados no ensino fundamental: Uma análise do tópico gravitação. R. Labore Ens. Ci., Campo Grande, v.1, n.3, p. 4-17, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/labore/article/view/4950. Acesso 8 jul. 2023.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. ISBN 978-85-85910-11-2.

BAHIA. Ciência na Escola. Salvador: Secretaria de Educação, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/19WnUP_T9ldvGsUQYaSK_KEoWQJlMP10v/view?usp=sharing. Acesso em 12 set. 2022.

BAHIA. Práticas para compartilhar. Salvador: Secretaria de Educação, v. 02, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/112cfFnEdvFKjAuyzDq5kaYBfkIP9YASh/view?usp=sharing. Acesso em: 12 set. 2022.

BARCELOS, Nora Ney Santos; JACOBUCCI, Guiliano Buzá; JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências "Vida em Sociedade" se concretiza. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010. DOI: 10.1590/S1516-73132010000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/vgrHYDyRtB59Lhjmnpv8CsB/?lang=pt. Acesso em: 1 set. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994. ISBN: 0-205-13266-9.

CACHAPUZ, António; GIL-PEREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa De; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. ISBN: 978-85-249-1114-9.

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da Educação em Ciência às orientações para o ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. DOI: 10.1590/S1516-73132004000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/dJV3LpQrsL7LZXykPX3xrwj/?lang=pt. Acesso 12 set. 2022.

CARVALHO, Ana Maria Passos De et al. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2019. ISBN: 978-85-221-1418-4.

CHALMERS, Alan. O que é a ciência afinal. São Paulo: Brasiliense, 1993. ISBN: 85-11-12061-0.

DORNFELD, Carolina Busco; MALTONI, Kátia Luciene. A feira de ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Revista Eletrônica de Educação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 42-58, 2011. DOI: 10.14244/%2519827199200. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/200. Acesso 12 set. 2022.

FARIAS, Luciana De Nazaré. Feira de ciências como oportunidades de (re)construção do conhecimento pela pesquisa. 2006. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará. Belém, 2006.

FECIBA, Em Revista. Feira de Ciências e Matemática da Bahia – 1. ed. Salvador: IAT, v. 1, 2014a. Disponível em: https://issuu.com/institutoanisioteixeira/docs/feciba_em_revista_1___edi____o. Acesso em: 02 mar. 2019.

FECIBA, Em Revista. Feira de Ciências e Matemática da Bahia – 2. ed. Salvador: IAT, v. 2, 2014b. Disponível em: https://issuu.com/institutoanisioteixeira/docs/feciba_em_revista_2_edicao_15_12_20. Acesso em: 02 mar. 2019.

FRANCISCO, Welington; CASTRO, Magda Cardoso De. Relações com o saber constituídas por estudantes durante visitação a uma feira de Ciências. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ, v. 1, n. 1, p.19-40, 2017. DOI: 10.30705/eqpv.v1i1.900. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/900/750. Acesso em: 12 set. 2022.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018. ISBN: 978-85-7496-403-4.

GIL-PÉREZ, Daniel; MONTORO, Isabel Fernández; ALÍS, Jaime Carrascosa; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.

KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2018. ISBN: 978-85-273-0111-4.

LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Alan. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1979. ISBN 978-85-7559-0911.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012. ISBN: 978-85-12-30370-3.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em 12 set. 2022.

MOREIRA, Marco Antonio; MASSONI, Neusa Teresinha. Epistemologias do Século XX. São Paulo: E.P.U, 2011. ISBN: 978-8512791500.

MOREIRA, Marco Antonio; OSTERMANN, Fernanda. Sobre o ensino do método científico. Caderno Catarinense do Ensino de Física, v. 10, n. 2, p. 108-117, 1993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7275/14939. Acesso em 12 set. 2022.

MOURA, Breno Arsioli. O que é a natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014. DOI: 10.53727/rbhc.v7i1.237. Disponível em: https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932. Acesso em: 12 set. 2022.

POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2013. ISBN: 978-85-316-1250-3.

SILVA, Cibele Celestino et al. Estudos de História e Filosofia das Ciências. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2006. ISBN 85-88325-57-8.

VASCONCELOS, Marcelo Holanda; FRANCISCO, Welington. Feira de ciências e ensino por projetos: uma experiência educativa no norte do Brasil. Acta Scientiae, Canoas, v. 17, n. 1, p. 235-251, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1030/1101. Acesso em: 12 set. 2022

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

SOUZA, F. dos S.; BOSS, S. L. B. Uma análise dos projetos de pesquisa premiados na FECIBA utilizando os aspectos consensuais da natureza da Ciência. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11465, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11465. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11465. Acesso em: 21 nov. 2024.