Uma análise dos projetos de pesquisa premiados na FECIBA utilizando os aspectos consensuais da natureza da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11465

Palavras-chave:

história e filosofia da ciência, ensino de ciências, feira de ciências

Resumo

O objetivo do estudo é analisar os projetos de pesquisa premiados na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) utilizando os aspectos consensuais sobre a natureza do conhecimento científico. A pesquisa realizada foi qualitativa e documental. Os dados foram retirados das duas edições da FECIBA em Revista e do livro Práticas Para Compartilhar (Volume II). A pesquisa documental foi analisada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin.  O resultado da pesquisa evidencia que a maioria dos projetos elaborados pelos estudantes, para as feiras de ciências nas escolas, não apresenta o problema como propulsor da atividade investigativa.

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Biografia do Autor

Flávio dos Santos Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores (Mestrado Acadêmico) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2020). Professor de Física do Colégio Estadual Professora Reni Miranda Ferreira (Itagi-BA). Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação

Sergio Luiz Bragatto Boss, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru (2011). É Professor Associado I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), no Curso de Licenciatura em Física. Contribuição de autoria: Escrita – Revisão e Edição

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

SOUZA, F. dos S.; BOSS, S. L. B. Uma análise dos projetos de pesquisa premiados na FECIBA utilizando os aspectos consensuais da natureza da Ciência. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11465, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11465. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11465. Acesso em: 22 dez. 2024.