A emergência e a padronização das metodologias de alfabetização no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11533

Palavras-chave:

alfabetização, políticas educacionais, formação continuada

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar as ênfases discursivas materializadas nos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, ao longo das duas últimas décadas. A pesquisa está ancorada em uma perspectiva teórica Foucaultiana, usando o discurso como ferramenta metodológica para análise dos materiais. A análise permitiu perceber que as políticas de formação continuada de professores, no Brasil, têm um foco predominante sobre os processos de alfabetização, pois o analfabetismo é considerado como um importante gargalo na educação de nosso país – o que indica que as políticas emergem, principalmente, da necessidade de melhorar os índices de desempenho na alfabetização. Por conta desta demanda, em duas décadas emergiram quatro programas de formação continuada de professores alfabetizadores que propagaram o enunciado da melhoria dos índices de desempenho na aprendizagem da leitura e da escrita e apontaram para a padronização das metodologias de alfabetização. As discussões desse estudo apontam para a necessidade de ações que abrangem os múltiplos aspectos envolvidos na construção de uma educação de qualidade, que não estejam restritas somente às políticas de formação continuada de alfabetizadores, com o viés da culpabilização dos professores pelos baixos índices de alfabetização.

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Biografia do Autor

Iloni Frey Manfroi, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Mestre em Educação pela UFFS. Professora da Educação Básica – Secretaria Municipal da Educação de Santa Helena/SC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/CNPq/UFFS). Contribuição de autoria: Produção de dados, análise, escrita e revisão do texto.

 

Patrícia Gräff, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UNISINOS. Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/CNPq/UFFS). Contribuição de autoria: Orientação da pesquisa, análise, escrita e revisão do texto.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

MANFROI, I. F.; GRÄFF, P. A emergência e a padronização das metodologias de alfabetização no Brasil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11533, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11533. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11533. Acesso em: 18 nov. 2024.