A serenidade como traço determinante da formação na era da técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11842

Palavras-chave:

filosofia da educação, formação, pensamento

Resumo

O diagnóstico filosófico da modernidade apresentado por Heidegger, enquanto época do domínio técnico, apresenta a ameaça de um engessamento das possibilidades humanas à lógica do pensamento calculador, que encontra por todo lado objetos a serem explorados, transformados e organizados. No limite, o ser humano já não conseguiria tomar a si mesmo senão desde essa base de pensamento, convertendo-se, por fim, também em um recurso do mundo técnico. Diante disso, este artigo busca explorar, com base em uma pesquisa bibliográfica, a possibilidade de autoformação que ainda se vislumbra, tendo como base a noção de serenidade. Este conceito foi introduzido pelo próprio Heidegger para nomear a disposição capaz de romper com a lógica do pensamento calculador e viabilizar outro pensar, o meditativo, que pode manter o ser humano aberto para diferentes modos de compreensão de si, de suas possibilidades e do mundo como um todo. O artigo sustenta o argumento de que a serenidade alcançada por meio do pensamento meditativo torna-se, na era da técnica, um requisito para a formação humana entendida como autoformação.

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Biografia do Autor

Raísla Girardi Rodrigues, Universidade de Passo Fundo - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Colaboradora do Nupefe/UPF. Contribuição de autoria:  Investigação, Escrita – Primeira Redação, Revisão e Edição.

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo - Brasil

Doutor em Filosofia pela Universität Kassel. Docente na Universidade de Passo Fundo (UPF). Colaborador do Nupefe/UPF. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ - Nível 1C. Contribuição de autoria: Investigação, Escrita – Primeira Redação, Revisão e Edição.

Marcelo José Doro, Universidade de Passo Fundo - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente na UPF. Colaborador do Nupefe/UPF. Contribuição de autoria: Investigação, Escrita – Primeira Redação, Revisão e Edição.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

RODRIGUES, R. G.; DALBOSCO, C. A.; DORO, M. J. A serenidade como traço determinante da formação na era da técnica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11842, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11842. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11842. Acesso em: 19 abr. 2024.