Reelaboração de foreground: orquestrando futuro com os professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11858

Palavras-chave:

docente, futuro, aprender

Resumo

Este artigo estuda o conceito de foreground presente na literatura e reflete sobre a reelaboração de foreground do docente, principalmente os aspectos que os mobilizam a ensinar e a aprender. A análise possui como base o entendimento de que ensinar necessita de aprendizagens constantes, em que o docente se permita interpretar as vivências, as realizações, os desejos, os sonhos, bem como as angústias, as barreiras e as frustrações. O suporte teórico é acompanhado por autores como Biotto Filho (2015); Nóvoa (2016, 2022); Skovsmose (1994, 2006, 2007, 2008, 2014, 2018); Tessaro e Bernardi (2019). Evidencia-se que reelaborar foreground, na observação de fatores internos (dimensão subjetiva) e externos (dimensão social), permite ao ser humano aprender ter desejo, dar sentido e significado à sua vida pessoal e profissional, enfim suas concepções, horizontes e visões de futuro. Perpassando as caracterizações de foreground e colocando-os no contexto vivido da docência, pode-se identificar situações importantes, as quais remetem a reflexões e questionamentos de lugares que possibilitam a esse docente reelaborar seus foregrounds de forma coletiva e, em especial, em um “lugar” chamado formação continuada. Por fim, infere-se que reelaborar foregrounds de docentes envolve refletir a maneira como uma pessoa interpreta as possibilidades e perspectivas presentes em seu contexto, compreendendo os desejos para o futuro, com objetividade, sendo fundamentais para suas ações e atitudes.

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Biografia do Autor

Juliane Claudia Piovesan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Mestre em Educação pela Unisinos. Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Brasil. Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito. 

 

Lucí dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela UFSC. Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Brasil. Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito. 

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Publicado

2023-03-13

Como Citar

PIOVESAN, J. C.; BERNARDI, L. dos S. Reelaboração de foreground: orquestrando futuro com os professores . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11858, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11858. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11858. Acesso em: 22 nov. 2024.