Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11883

Palavras-chave:

aula invertida, ensino superior, mediação

Resumo

A Aprendizagem Invertida (AInv), ou sala de aula invertida, se fez presente em distintas experiências pedagógicas no contexto de ensino remoto emergencial (ERE) em decorrência da pandemia de Covid-19. No entanto, anteriormente a AInv era mais observada em realidades de educação presencial ou híbrida, percebendo-se a existência de distintas fases da proposta, marcadas por características de momentos e contextos específicos. Partindo do questionamento de como foram explorados na literatura científica os processos de mediação pedagógica na AInv no contexto das Humanidades na educação superior em um período pré-pandêmico, teve-se o intuito de analisar tais processos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Foram analisadas 13 publicações que subsidiaram discussões acerca da mediação pedagógica nos distintos momentos da proposta (antes, durante e após a aula ou encontro). Apontam-se alguns silêncios observados, carecendo de discussões quanto: ao detalhamento do processo de mediação em dados momentos; ao preparo dos estudantes para a AInv; à desigualdade de oportunidades; às experiências completamente a distância, como veio a ocorrer durante o ERE. Desse modo, são discutidos elementos que podem auxiliar a fundamentar futuras propostas e pesquisas relacionadas à AInv.

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Biografia do Autor

Achilles Alves de Oliveira, Universidade de Brasília - Brasil

Doutorando em Educação (UnB) e Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG). Professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte/UFSCar). Contribuição de autoria: Conceituação, Metodologia, Investigação, Análise formal, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Visualização.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás - Brasil

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Contribuição de autoria: Administração do projeto, Supervisão, Escrita – Revisão e Edição.

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. de; SILVA, Y. F. de O. e. Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11883, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11883. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11883. Acesso em: 23 abr. 2024.