Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11883Palavras-chave:
aula invertida, ensino superior, mediaçãoResumo
A Aprendizagem Invertida (AInv), ou sala de aula invertida, se fez presente em distintas experiências pedagógicas no contexto de ensino remoto emergencial (ERE) em decorrência da pandemia de Covid-19. No entanto, anteriormente a AInv era mais observada em realidades de educação presencial ou híbrida, percebendo-se a existência de distintas fases da proposta, marcadas por características de momentos e contextos específicos. Partindo do questionamento de como foram explorados na literatura científica os processos de mediação pedagógica na AInv no contexto das Humanidades na educação superior em um período pré-pandêmico, teve-se o intuito de analisar tais processos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Foram analisadas 13 publicações que subsidiaram discussões acerca da mediação pedagógica nos distintos momentos da proposta (antes, durante e após a aula ou encontro). Apontam-se alguns silêncios observados, carecendo de discussões quanto: ao detalhamento do processo de mediação em dados momentos; ao preparo dos estudantes para a AInv; à desigualdade de oportunidades; às experiências completamente a distância, como veio a ocorrer durante o ERE. Desse modo, são discutidos elementos que podem auxiliar a fundamentar futuras propostas e pesquisas relacionadas à AInv.
Downloads
Metrics
Referências
ALAMRI, Mahdi M. Students' academic achievement performance and satisfaction in a flipped classroom in Saudi Arabia. International Journal of Technology Enhanced Learning, v. 11, n. 1, p. 103-119, 2019. Disponível em: https://inderscienceonline.com/doi/10.1504/IJTEL.2019.096786. Acesso em 21 dez. 2022.
ARAÚJO, José Carlos de S. Da metodologia ativa à metodologia participativa. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017. P. 17-54.
ARIF, Seema; OMAR, Irfana. Effectiveness of Flipped Classroom in Teaching Basic English Courses. Journal of Higher Education, v. 9, n. 3, p. 279-289, Dez. 2019. Disponível em: https://dergipark.org.tr/tr/pub/yuksekogretim/issue/50371/653572. Acesso em: 21 dez. 2022.
BIRGILI, Bengi; SEGGIE, Fatma Nevra; KIZILTEPE, Zeynep. Investigating the Relationship between Volitional Strategies and Academic Achievement in a Flipped Learning Environment. Croatian Journal of Education, v. 21, n. 1, p. 345-375, 2019. Disponível em: https://cje2.ufzg.hr/ojs/index.php/CJOE/article/view/3006.Acesso em: 21 dez. 2022.
BOEVE, Anja J.; MEIJER, Rob R.; BOSKER, Roel J.; VUGTEVEEN, Jorien; HOEKSTRA, Rink; ALBERS, Casper J. Implementing the Flipped Classroom: an Exploration of Study Behaviour and Student Performance. Higher Education, v. 74, p. 1015-1032, 2017. Disponível em: https://rdcu.be/dbbeM. Acesso em: 21 dez. 2022.
CARVALHO, Alecir Francisco; SILVA, Cleder Tadeu A.; MILL, Daniel. Mediação tecnológica. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 433-436.
CRUZ, Dulce Márcia. Mediação pedagógica. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 429-432.
HA, Amy S.; O’REILLY, John; NG, Johan Y. Y.; ZHANG, Joni H. Evaluating the flipped classroom approach in Asian higher education: Perspectives from students and teachers. Cogent Education, v. 6, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://tandfonline.com/doi/10.1080/2331186X.2019.1638147. Acesso em: 21 dez. 2022.
HINOJO-LUCENA, Francisco-Javier; AZNAR-DÍAZ, Inmaculada; CÁCEREZ-RECHE, María-Pilar; ROMERO-RODRÍGUEZ, José-María. Flipped Classroom Method for the Teacher Training for Secondary Education: A Case Study in the University of Granada, Spain. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 14, n. 11, p. 202-208, 2019. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/9853. Acesso em: 21 dez. 2022.
JENKINS, Shannon. Flipping the Introductory American Politics Class: Student Perceptions of the Flipped Classroom. PS: Political Science & Politics, v. 48, n. 4, p. 607-611, Out. 2015. Disponível em: https://cup.org/3AKHjrN. Acesso em: 21 dez. 2022
JESSON, Jill; MATHESON, Lydia; LACEY, Fiona M. Doing your literature review: traditional and systematic techniques. London: Sage Publications, 2011.
LIMA, Regina Lúcia F. de A.; PACHECO, Alessandra G. M.; RIBEIRO, Elâine Maria S. Metodologias ativas na Pós-Graduação: relato de caso da disciplina Educação Ambiental para a Sustentabilidade. RevBEA, v. 15, n. 6, p. 4–16, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11446. Acesso em: 30 dez. 2022.
LIMNIOU, Maria; SCHERMBRUCKER, Ian; LYONS, Minna. Traditional and flipped classroom approaches delivered by two different teachers: the student perspective. Education and Information Technologies, v. 23, n. 2, p. 797-817, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-017-9636-8. Acesso em: 21 dez. 2022.
MASETTO, Marcos. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. p. 141-171.
MILL, Daniel. Flexibilidade pedagógica na cultura digital. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 259-263.
MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles A.; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 30 dez. 2022.
NARVÁEZ, Jonnathan H.; BILBAO, Erika T. Las rutas de mediación virtual, experiencia e-learning del modelo de aula invertida en tiempos de pandemia. Panorama, v. 16, n. 30, 2022. Disponível em: https://journal.poligran.edu.co/index.php/panorama/article/view/3071. Acesso em: 30 dez. 2022.
OLIVEIRA, Achilles A.; SILVA, Yara F. de O e. Aprendizagem invertida (sala de aula invertida): conceito, proposta e (re)organização de tempos e espaços de ensino, no prelo.
OLIVEIRA, Achilles A.; SILVA, Yara F. de O e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, v. 60, n. 64, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275. Acesso em 10 nov. 2022.
SHAYKINA, Olga I.; MININ, Mikhail G. Adaptive Internet Technology as a Tool for Flipping the Classroom to Develop Communicative Foreign Language Skills. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 13, n. 7, p. 243-249, 2018. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/8092. Acesso em: 21 dez. 2022.
SILVA, Gilmara B. A mediação pedagógica em Vigotsky, Comênio, Herbart, Dewey e Skinner: processos de ensino e aprendizagem. 2013. 104 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2013.
SILVA, Louise de Q.; FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildegard S. Utilização de artefatos Google for education em estratégias pensadas para metodologias ativas. Práxis Educacional, v. 15, n. 34, p. 106-126, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5468. Acesso em: 3 jan. 2023.
TALBERT, Robert. Flipped learning: a guide for higher education faculty. Sterling, Virginia: Stylus Publishing, 2017.
TOMAS, Louisa; EVANS, Neus (Snowy); DOYLE, Tanya; SKAMP, Keith. Are first year students ready for a flipped classroom? A case for a flipped learning continuum. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 16, art. 5, 2019. Disponível em: https://rdcu.be/c9mj0. Acesso em: 21 dez. 2022.
TURAN, Zeynep; GOKTAS, Yuksel. The Flipped Classroom: Instructional Efficiency and Impact on Achievement and Cognitive Load Levels. Journal of E-learning and Knowledge Society, v. 12, n. 4, p. 51-62, 2016. Disponível em: https://je-lks.org/ojs/index.php/Je-LKS_EN/article/view/1122. Acesso em: 21 dez. 2022.
VAN LEEUWEN, Anouschka; BOS, Nynke; VAN RAVENSWAAIJ, Heleen; VAN OOSTENRIJK, Jurge. The role of temporal patterns in students' behavior for predicting course performance: A comparison of two blended learning courses. British Journal of Educational Technology, v. 50, n. 2, p. 921-933, Mar. 2019. Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12616. Acesso em: 21 dez. 2022.
VEIGA, Ilma P. A.; VIANA, Cleide Maria Q. Q. Instrução por pares (peer instruction): uma técnica de ensino-aprendizagem no âmbito da metodologia participativa, colaborativa e problematizadora. In: VEIGA, Ilma P. A.; FERNANDES, Rosana C. de A. (org.). Por uma didática da educação superior. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 195-214.
ZAMORA-POLO, Francisco; CORRALES-SERRANO, Mario; SÁNCHEZ-MARTÍN, Jesús; ESPEJO-ANTÚNEZ, Luis. University students training in general science using an active-learning merged pedagogy: gamification in a flipped classroom. Education Sciences, v. 9, n. 4, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://mdpi.com/2227-7102/9/4/297. Acesso em: 21 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.