Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11883

Palavras-chave:

aula invertida, ensino superior, mediação

Resumo

A Aprendizagem Invertida (AInv), ou sala de aula invertida, se fez presente em distintas experiências pedagógicas no contexto de ensino remoto emergencial (ERE) em decorrência da pandemia de Covid-19. No entanto, anteriormente a AInv era mais observada em realidades de educação presencial ou híbrida, percebendo-se a existência de distintas fases da proposta, marcadas por características de momentos e contextos específicos. Partindo do questionamento de como foram explorados na literatura científica os processos de mediação pedagógica na AInv no contexto das Humanidades na educação superior em um período pré-pandêmico, teve-se o intuito de analisar tais processos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Foram analisadas 13 publicações que subsidiaram discussões acerca da mediação pedagógica nos distintos momentos da proposta (antes, durante e após a aula ou encontro). Apontam-se alguns silêncios observados, carecendo de discussões quanto: ao detalhamento do processo de mediação em dados momentos; ao preparo dos estudantes para a AInv; à desigualdade de oportunidades; às experiências completamente a distância, como veio a ocorrer durante o ERE. Desse modo, são discutidos elementos que podem auxiliar a fundamentar futuras propostas e pesquisas relacionadas à AInv.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Achilles Alves de Oliveira, Universidade de Brasília - Brasil

Doutorando em Educação (UnB) e Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG). Professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte/UFSCar). Contribuição de autoria: Conceituação, Metodologia, Investigação, Análise formal, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Visualização.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás - Brasil

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Contribuição de autoria: Administração do projeto, Supervisão, Escrita – Revisão e Edição.

Referências

ALAMRI, Mahdi M. Students' academic achievement performance and satisfaction in a flipped classroom in Saudi Arabia. International Journal of Technology Enhanced Learning, v. 11, n. 1, p. 103-119, 2019. Disponível em: https://inderscienceonline.com/doi/10.1504/IJTEL.2019.096786. Acesso em 21 dez. 2022.

ARAÚJO, José Carlos de S. Da metodologia ativa à metodologia participativa. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017. P. 17-54.

ARIF, Seema; OMAR, Irfana. Effectiveness of Flipped Classroom in Teaching Basic English Courses. Journal of Higher Education, v. 9, n. 3, p. 279-289, Dez. 2019. Disponível em: https://dergipark.org.tr/tr/pub/yuksekogretim/issue/50371/653572. Acesso em: 21 dez. 2022.

BIRGILI, Bengi; SEGGIE, Fatma Nevra; KIZILTEPE, Zeynep. Investigating the Relationship between Volitional Strategies and Academic Achievement in a Flipped Learning Environment. Croatian Journal of Education, v. 21, n. 1, p. 345-375, 2019. Disponível em: https://cje2.ufzg.hr/ojs/index.php/CJOE/article/view/3006.Acesso em: 21 dez. 2022.

BOEVE, Anja J.; MEIJER, Rob R.; BOSKER, Roel J.; VUGTEVEEN, Jorien; HOEKSTRA, Rink; ALBERS, Casper J. Implementing the Flipped Classroom: an Exploration of Study Behaviour and Student Performance. Higher Education, v. 74, p. 1015-1032, 2017. Disponível em: https://rdcu.be/dbbeM. Acesso em: 21 dez. 2022.

CARVALHO, Alecir Francisco; SILVA, Cleder Tadeu A.; MILL, Daniel. Mediação tecnológica. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 433-436.

CRUZ, Dulce Márcia. Mediação pedagógica. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 429-432.

HA, Amy S.; O’REILLY, John; NG, Johan Y. Y.; ZHANG, Joni H. Evaluating the flipped classroom approach in Asian higher education: Perspectives from students and teachers. Cogent Education, v. 6, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://tandfonline.com/doi/10.1080/2331186X.2019.1638147. Acesso em: 21 dez. 2022.

HINOJO-LUCENA, Francisco-Javier; AZNAR-DÍAZ, Inmaculada; CÁCEREZ-RECHE, María-Pilar; ROMERO-RODRÍGUEZ, José-María. Flipped Classroom Method for the Teacher Training for Secondary Education: A Case Study in the University of Granada, Spain. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 14, n. 11, p. 202-208, 2019. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/9853. Acesso em: 21 dez. 2022.

JENKINS, Shannon. Flipping the Introductory American Politics Class: Student Perceptions of the Flipped Classroom. PS: Political Science & Politics, v. 48, n. 4, p. 607-611, Out. 2015. Disponível em: https://cup.org/3AKHjrN. Acesso em: 21 dez. 2022

JESSON, Jill; MATHESON, Lydia; LACEY, Fiona M. Doing your literature review: traditional and systematic techniques. London: Sage Publications, 2011.

LIMA, Regina Lúcia F. de A.; PACHECO, Alessandra G. M.; RIBEIRO, Elâine Maria S. Metodologias ativas na Pós-Graduação: relato de caso da disciplina Educação Ambiental para a Sustentabilidade. RevBEA, v. 15, n. 6, p. 4–16, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11446. Acesso em: 30 dez. 2022.

LIMNIOU, Maria; SCHERMBRUCKER, Ian; LYONS, Minna. Traditional and flipped classroom approaches delivered by two different teachers: the student perspective. Education and Information Technologies, v. 23, n. 2, p. 797-817, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-017-9636-8. Acesso em: 21 dez. 2022.

MASETTO, Marcos. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. p. 141-171.

MILL, Daniel. Flexibilidade pedagógica na cultura digital. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 259-263.

MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles A.; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 30 dez. 2022.

NARVÁEZ, Jonnathan H.; BILBAO, Erika T. Las rutas de mediación virtual, experiencia e-learning del modelo de aula invertida en tiempos de pandemia. Panorama, v. 16, n. 30, 2022. Disponível em: https://journal.poligran.edu.co/index.php/panorama/article/view/3071. Acesso em: 30 dez. 2022.

OLIVEIRA, Achilles A.; SILVA, Yara F. de O e. Aprendizagem invertida (sala de aula invertida): conceito, proposta e (re)organização de tempos e espaços de ensino, no prelo.

OLIVEIRA, Achilles A.; SILVA, Yara F. de O e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, v. 60, n. 64, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275. Acesso em 10 nov. 2022.

SHAYKINA, Olga I.; MININ, Mikhail G. Adaptive Internet Technology as a Tool for Flipping the Classroom to Develop Communicative Foreign Language Skills. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 13, n. 7, p. 243-249, 2018. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/8092. Acesso em: 21 dez. 2022.

SILVA, Gilmara B. A mediação pedagógica em Vigotsky, Comênio, Herbart, Dewey e Skinner: processos de ensino e aprendizagem. 2013. 104 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2013.

SILVA, Louise de Q.; FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildegard S. Utilização de artefatos Google for education em estratégias pensadas para metodologias ativas. Práxis Educacional, v. 15, n. 34, p. 106-126, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5468. Acesso em: 3 jan. 2023.

TALBERT, Robert. Flipped learning: a guide for higher education faculty. Sterling, Virginia: Stylus Publishing, 2017.

TOMAS, Louisa; EVANS, Neus (Snowy); DOYLE, Tanya; SKAMP, Keith. Are first year students ready for a flipped classroom? A case for a flipped learning continuum. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 16, art. 5, 2019. Disponível em: https://rdcu.be/c9mj0. Acesso em: 21 dez. 2022.

TURAN, Zeynep; GOKTAS, Yuksel. The Flipped Classroom: Instructional Efficiency and Impact on Achievement and Cognitive Load Levels. Journal of E-learning and Knowledge Society, v. 12, n. 4, p. 51-62, 2016. Disponível em: https://je-lks.org/ojs/index.php/Je-LKS_EN/article/view/1122. Acesso em: 21 dez. 2022.

VAN LEEUWEN, Anouschka; BOS, Nynke; VAN RAVENSWAAIJ, Heleen; VAN OOSTENRIJK, Jurge. The role of temporal patterns in students' behavior for predicting course performance: A comparison of two blended learning courses. British Journal of Educational Technology, v. 50, n. 2, p. 921-933, Mar. 2019. Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12616. Acesso em: 21 dez. 2022.

VEIGA, Ilma P. A.; VIANA, Cleide Maria Q. Q. Instrução por pares (peer instruction): uma técnica de ensino-aprendizagem no âmbito da metodologia participativa, colaborativa e problematizadora. In: VEIGA, Ilma P. A.; FERNANDES, Rosana C. de A. (org.). Por uma didática da educação superior. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 195-214.

ZAMORA-POLO, Francisco; CORRALES-SERRANO, Mario; SÁNCHEZ-MARTÍN, Jesús; ESPEJO-ANTÚNEZ, Luis. University students training in general science using an active-learning merged pedagogy: gamification in a flipped classroom. Education Sciences, v. 9, n. 4, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://mdpi.com/2227-7102/9/4/297. Acesso em: 21 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. de; SILVA, Y. F. de O. e. Mediação pedagógica na aprendizagem invertida: uma revisão sistemática de um contexto pré-pandemia de Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11883, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11883. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11883. Acesso em: 19 nov. 2024.