Formação continuada de professores em serviço: relato de uma prática experienciada
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11998Palavras-chave:
formação de professores em serviço, ensino médio, planejamentoResumo
O artigo objetiva a análise de um processo de formação continuada de professores em serviço, buscando compreender as contribuições deste modelo formativo para a qualidade do planejamento e das ações pedagógicas instituídas na escola. O relato apresenta o histórico de mudanças vivenciadas pela escola, seu programa sequencial de encontros formativos, a compreensão do papel e lugar dos participantes no processo e suas contribuições para o ensino. A base empírica deste texto é uma pesquisa descritiva, de cunho exploratório, documental e de abordagem qualitativa. Foram analisados documentos e registros da instituição de ensino, como legislações – ofícios regulamentadores, Projeto Político-Pedagógico (PPP), relatórios de turmas, registro do sistema de gestão educacional de Santa Catarina (Sisgesc), pautas dos encontros, além da realização de grupo focal com os professores efetivos vinculados à unidade educativa. Os(as) docentes participantes da pesquisa atuam na rede Pública Estadual, com a etapa do Ensino Médio, no município de Ipumirim – Oeste Catarinense. Os dados analisados evidenciaram que os(as) professores(as) participaram de forma colaborativa do processo formativo, expondo suas experiências e os resultados de suas práticas. O modelo de formação de professores em serviço desencadeou contribuições significativas na metodologia de trabalho dos docentes, os quais, membros ativos do processo, ressignificaram a teoria com a prática, resultando em qualidade de ensino, além de promover a troca coletiva de experiências e vivências, contribuindo para o alargamento de laços afetivos entre os pares.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, Erika Christianne Sousa Pereira de; MORAES, Lélia Cristina Silveira. Escola de Tempo Integral e Formação Docente: O que pensam os sujeitos sobre essa experiência. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 591-610, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.4995. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995. Acesso em: 23 jan. 2023.
ESCLARÍN, Antonio Pérez. Educar para humanizar. São Paulo: Paulinas, 2006.
ESTEVE, José M. Mudanças Sociais e Função Docente. In: NÓVOA, António (org.). Profissão Professor. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1999. cap. 4, p. 93-124.
ESTEVES, Maria Manuela Franco; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da Educação Básica. EccoS- Revista Científica, São Paulo, n. 51, e15127, out./dez. 2019. DOI: 10.5585/EccoS.n51.15127. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15127. Acesso em: 22 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 40. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GATTI, Bernardete Angelina; BARETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: Unesco, 2019.
GOMES, Antonio; CARVALHO, Edione Teixeira de; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. A Formação Continuada de Professores e suas Implicações para o Fazer pedagógico. Research, Society and Development, Universidade Federal de Itajubá, v. 8, n. 10, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i10.1385. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1385. Acesso em: 19 jan. 2023.
GRUPO FOCAL. Entrevista P1; P2; P3; P4; P5; P6 [nov.2022]. Entrevistador: Marcia Pick. Ipumirim, 2022. 1 arquivo. M4A, 48 min.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Permanente do Professorado: Novas Tendências. São Paulo: Cortez, 2009. p. 34-56.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIDOINO, Andrea Cristina Pontarolo; SANTOS, Digilaini Machado dos; REIS, Geilson de Arruda. Reflexões sobre a formação continuada de professores na contemporaneidade. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e19996473, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.6473. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6473. Acesso em: 19 jan. 2023.
MALEWSCHIK, Andreza Faria; RICARDO, Antonio José Fernandes; HOBOLD, Márcia de Souza. Saberes experienciais docentes: uma possibilidade para a formação continuada e um fio condutor para a autonomia profissional. In: TOZETTO, Susana Soares; LAROCCA, Priscila (org.). Formação de professores: fundamentos teóricos e metodológicos. Curitiba: Intersaberes, 2020. cap. 2, p. 51-71.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.
NOGUEIRA, Adrinelly Lemes; BORGES, Maria Célia. A BNC-Formação e a Formação Continuada de professores. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 188-204, jan./abr. 2021. DOI: 10.22633/rpf.v25i1.13875. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13875. Acesso em: 22 janeiro 2023.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (org.). Vida de Professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2013. cap. 1, p. 11-30.
NÓVOA, António. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido, Professor reflexivo: historicidade do conceito. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez. 2012. par. 1, p. 19-62.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez. 2012.
PLÁCIDO, Reginaldo Leandro; ALBERTO, Simão; PLÁCIDO, Ivonete Telles Medeiros. Formação Continuada de Professores: Uma abordagem a partir da práxis docente. Revista Dynamis, Blumenau, v. 27, n. 2, p. 82-100, set. 2021. DOI:10.7867/1982-4866.2021v27n2p82-100. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/9344. Acesso em: 24 jan. 2023.
SACRISTÁN, Gimeno J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Profissão Professor. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1999. cap. 3, p. 63-92.
SANTA CATARINA. Relatórios do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina. Florianópolis: SED, 2021.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
WOODS, Peter. Aspectos sociais da criatividade do professor. In: NÓVOA, António (org.). Profissão Professor. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1999. cap. 5, p. 125-154.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.