Balanço do Conhecimento sobre Educação Integral no Oeste Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12231

Palavras-chave:

ampliação da jornada escolar, educação integral, UFOPA

Resumo

RESUMO:

Este texto tem por objetivo fazer um balanço dos conhecimentos sobre educação integral elaborados no PPGE/UFOPA como resultado do projeto PROCAD As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação. Procedemos à constituição do balanço das produções considerando dois aspectos básicos: 1. Quais os instrumentos, técnicas e pressupostos metodológicos foram empregados nas dissertações; 2. Quais as conclusões e pressupostos teóricos sobre educação integral foram presentes nas investigações. Os resultados apontam que as dissertações utilizam fontes documentais, legais e entrevistas, como instrumentos metodológicos; as políticas contemporâneas apontam para ampliação da jornada sob responsabilidade da escola e não garantem as condições necessárias para o funcionamento das ações de ampliação da jornada e de formação integral; além disso, as políticas frequentemente são descontinuadas e dificultam que os projetos institucionais se consolidem e organizem o trabalho pedagógico de maneira articulada aos projetos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Sartori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Educação pela UNICAMP. Realizou estágio pós-doutoral no PPGE/UFOPA sob supervisão de Maria Lília I. S. Colares. Professor Adjunto e subchefe do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da UERJ. Contribuição de Autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Validação e Visualização.

Maria Lilia imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da UFOPA. Vice-coordenadora do PPGE/UFOPA. Coordenadora associada do projeto PROCAD “As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação”. Pesquisadora PQ2 no CNPQ. Contribuição de Autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Supervisão, Validação e Visualização.

Referências

AGUIAR, Maria Sousa; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa. Educação Integral e em tempo integral: discutindo conceitos. Revista Amazônica, v. 10, n. 1, Jan-Jun, 2, p. 285-309, 20 jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/4661 Acesso em:19 fev. 2023.

AGUIAR, Maria Sousa. Educação em Tempo Integral: estudo da trajetória do Programa Mais Educação (PME) nas escolas estaduais de Santarém – PA no período de 2009 a 2015. 2016. 174 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/696/1/Diss_Educa%c3%a7%c3%a3oemTempoIntegral.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

ARAÚJO, Diomark Pereira. A implantação do Programa Mais Educação no Município de Itaituba-PA. 2020. 167 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/498. Acesso em: 08 nov. 2022.

BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno; JACOMELI, Mara Regina Martins; SARTORI, Leandro. Educação (de tempo) integral: controversas e desafios no Plano Nacional de Educação (2014-2024). Políticas Educativas – PolEd, [S. l.], v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87811. Acesso em: 19 fev. 2023.

CASTRO, Adriângela Silva de. A Educação Integral em Tempo Integral na perspectiva da equipe gestora: a realidade de uma escola municipal de Santarém/PA. 2017. 103 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/221/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Educa%c3%a7%c3%a3ointegraltempo.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

CASTRO, Rafael Fonseca; MACIEL, Antônio Carlos. Apresentação: A educação integral no PROCAD (UNICAMP – UNIR – UFOPA) para o Brasil e além-mar. Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan. - dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27400/16134 Acesso em: 12 nov. 2022.

CHIRINÉA, Andreia Melanda; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio Aval. Pol. Públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 461-484, abr./jun. 2015.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/L3FwTBZ79fLPRRwHFfVgmkP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 out. 2022.

COELHO, Lígia Martha da Costa. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2420.Acesso em: 28 jun. 2017.

COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa; CARDOZO, Maria José Pires Barros; ARRUDA, Elenise Pinto. Educação integral e formação docente: questões conceituais e legais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 3, p. 1529-1546, jun. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15296 . Acesso em: 12 mar. 2023.

CORDEIRO, Betânia dos Santos. Educação Popular e Estado: Abordagens em Teses de Doutorado nos anos 2000. 2015. 163p. Dissertação de Mestrado. (163 páginas). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/131054 Acesso em: 03 de nov. 2020.

CORRÊA, Talita Ananda. Proposta Pedagógica de Tempo Integral na Educação Infantil: análise de uma realidade. 2017. 147 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2017. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/dissertacoes/turma_2015/talita_ananda_correa.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

FERREIRA, Gerusa Vidal. Educação de Tempo Integral em Santarém: Ações da Secretaria Muicipal de Educação no período de 2008-2014. 2016. 175 p. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/dissertacoes/turma_2014/gerusa_vida_ferreira.pdf . Acesso em: 08 nov. 2022.

GOMES, Tânia Castro. A Educação Integral e o Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI: singularidades desta política em uma escola estadual. 2017. 163 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/271/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Educa%c3%a7%c3%a3oIntegralPrograma.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

GOMES, Tania Castro; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa. A política de educação integral em tempo integral: a perspectiva dos professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 313-332, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4675. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4675. Acesso em: 13 mar. 2023.

JACOMELI, Mara Regina Martins; BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno; SARTORI, Leandro. Educação integral do homem e a política educacional brasileira: limites e contradições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 17, n. 3, p. 842–860, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i3.8651015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651015. Acesso em: 19 fev. 2023.

JACOMELI, Mara Regina Martins; BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno; SARTORI, Leandro. A política de educação integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de Jomtien. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 32-57, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n3ID638. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/638. Acesso em: 19 fev. 2023.

KALININ, Mikhail. On Communist Education. Forein Languages Publishing House: Moscow, 1950.

KRUPSKAYA, Nadejda. La Educación Laboral y la Enseñanza. Editorial Progreso: Moscú, 1986.

LIBÂNEO, José Carlos. Escola de Tempo Integral em Questão: lugar de acolhimento social ou de ensino-aprendizagem? 2013. Disponível em: https://xdocz.com.br/doc/valdeniza-escola-de-tempo-integral-238-08p4v92e428v. Acesso em: 15 jun. 2017.

LUNATCHARSKI, Anatoli. Sobre a Instrução e a Educação. Edições Progresso: Moscovo, 1988.

MIRANDA, Marília Gouveia; SANTOS, Soraya Vieira. Proposta de Tempo Integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar? Perspectiva, Florianópolis, v.30, n. 3, 1073-1098, set./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n3p1073 Acesso em: 16 de jun. 2017.

MONTEIRO, Ana Maria. CIEP –Escola de formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 35-49, abr. 2009. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php /emaberto/article/view/2219/2186. Acesso em: 26 jun. 2017.

NUNES, Márcia Cristina Ximenes Miranda. Educação Integral em Tempo Integral: um diálogo com os profissionais de uma escola pública em Santarém-PA. 2020. 124 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/273/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Educa%c3%a7%c3%a3oIntegralTempo.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

OLIVEIRA, Talline Luara Moreira Melo. Educação Integral: análise da implementação das políticas educacionais para o cumprimento da Meta 6 do PME de Santarém-PA. 2019. 158 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/dissertacoes/turma_2018/Talline_Moreira.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

PEREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Educação Integral em Tempo Integral na Escola do Campo em Santarém –Pará: o caso da Escola Irmã Dorothy Mae Stang. 2018. 107 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/262/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Educa%c3%a7%c3%a3oIntegralTempo.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

PEREIRA, Raimundo Solano Lira. O Lugar da Biblioteca na Escola de Tempo Integral em Santarém/PA. 2018. 144 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2018 Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/309/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_lugarbibliotecaescola.pdf . Acesso em: 08 nov. 2022.

SILVA, Luciene Maria. Educação Integral de Tempo Integral: a concepção dos sujeitos participantes do Programa Mais Educação no Município de Oriximiná. 2016. 199 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/773/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Educa%c3%a7%c3%a3oIntegralDeTempoIntegral.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

SILVA, Nirlanda Figueiredo da. O Estado do Conhecimento sobre Educação Integral em Tempo Integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 a 2018. 2019. 91 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2019. http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/dissertacoes/turma_2018/Nirlanda_figueiredo.pdf. 2022.

SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos. O Programa Mais Educação: Concepções e desafios para a gestão escolar. 2016. 154 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/697/1/Diss_OProgramaMaisEduca%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022

SOUSA, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós. Programa de fomento à Educação Integral no Ensino Médio: análise da implantação na rede estadual do município de Santarém – PA. 2019. 163 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/333/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Programafomentoeduca%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

SOUSA, Lília Travassos. Políticas Educacionais: ações indutoras de educação integral na rede municipal de Belterra/Pará (2012/2018). 2020. 143 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/502/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Pol%c3%adticasEducacionaisA%c3%a7%c3%b5es.pdf . Acesso em: 08 nov. 2022.

SOUZA, Rosana Ramos de. Educação e Diversidade: Interfaces e desafios na Formação de Professores para a Escola de Tempo Integral. 2015. 127 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2015. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/dissertacoes/turma_2014/rosana_ramos_de_souza.pdf Acesso em: 08 nov. 2022.

VASCONCELOS, Clênya Ruth Alves. As experiências pedagógicas da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas do campo na Amazônia Paraense. 2016. 106 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/786/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AsExperienciasPedagogicasDaImplementa%c3%a7ao.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022.

VASCONCELOS, Milka Oliveira de. A Formação continuada de professores na perspectiva da política de Educação Integral no município de Santarém – Pará. 2017. 157 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/266. Acesso em: 08 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

SARTORI, L.; COLARES, M. L. imbiriba S. Balanço do Conhecimento sobre Educação Integral no Oeste Paraense. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12231, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12231. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12231. Acesso em: 13 nov. 2024.