Balanço do Conhecimento sobre Educação Integral no Oeste Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12231

Palavras-chave:

ampliação da jornada escolar, educação integral, UFOPA

Resumo

RESUMO:

Este texto tem por objetivo fazer um balanço dos conhecimentos sobre educação integral elaborados no PPGE/UFOPA como resultado do projeto PROCAD As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação. Procedemos à constituição do balanço das produções considerando dois aspectos básicos: 1. Quais os instrumentos, técnicas e pressupostos metodológicos foram empregados nas dissertações; 2. Quais as conclusões e pressupostos teóricos sobre educação integral foram presentes nas investigações. Os resultados apontam que as dissertações utilizam fontes documentais, legais e entrevistas, como instrumentos metodológicos; as políticas contemporâneas apontam para ampliação da jornada sob responsabilidade da escola e não garantem as condições necessárias para o funcionamento das ações de ampliação da jornada e de formação integral; além disso, as políticas frequentemente são descontinuadas e dificultam que os projetos institucionais se consolidem e organizem o trabalho pedagógico de maneira articulada aos projetos. 

 

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Biografia do Autor

Leandro Sartori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Educação pela UNICAMP. Realizou estágio pós-doutoral no PPGE/UFOPA sob supervisão de Maria Lília I. S. Colares. Professor Adjunto e subchefe do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da UERJ. Contribuição de Autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Validação e Visualização.

Maria Lilia imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da UFOPA. Vice-coordenadora do PPGE/UFOPA. Coordenadora associada do projeto PROCAD “As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação”. Pesquisadora PQ2 no CNPQ. Contribuição de Autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Supervisão, Validação e Visualização.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

SARTORI, L.; COLARES, M. L. imbiriba S. Balanço do Conhecimento sobre Educação Integral no Oeste Paraense. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12231, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12231. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12231. Acesso em: 3 dez. 2024.