Pibid: novo formato, velhas ideias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12272

Palavras-chave:

formação docente, política pública, reforma empresarial, precarização da educação, resistência

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), exitosa política pública de formação inicial, sofreu a partir do ano de 2017 uma “modernização institucional”. Por isso, elegemos como objetivo deste artigo identificar e compreender as continuidades e rupturas entre os editais 61/2013 e 7/2018 a partir da “modernização”. Através da realização de uma pesquisa documental com fontes escritas primárias ancorada no método dialético, considerando os contextos e articulações no movimento da realidade que os documentos se inserem. Sua nova configuração, conhecida em detalhes a partir do lançamento do edital 7/2018, modificou substancialmente a estrutura desenvolvida até o edital anterior, 61/2013, que apresentava um acúmulo da trajetória de lutas por melhorias do programa.  A partir das nossas análises e discussões, podemos afirmar que o PIBID foi instrumentalizado e nivelado enquanto uma das faces da reforma empresarial na educação, e por isso, sua “modernização” pode ser caracterizada como um “alinhamento”. O PIBID é potente, e modificações não podem ser efetuada sobre nós e contra nós, tornando imperativa a participação dos sujeitos que o constroem. Nosso direcionamento considera, portanto, para além da “luta por dentro”, garantias nas letras da lei que normatizam o programa, bem como, propõe a incorporação das lutas coletivas mais ampla da nossa profissão.

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Biografia do Autor

João Manoel Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestre em Geografia pela UFBA. Integrante do grupo de pesquisa colapso - natureza e sociedade.

Grace Bungenstab Alves, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Geografia Física pela USP. Departamento de geografia Universidade federal da bahia - Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa colapso - natureza e sociedade.

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

SANTOS, J. M. N. dos; ALVES, G. B. Pibid: novo formato, velhas ideias. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12272, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12272. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12272. Acesso em: 28 abr. 2024.