Pibid: novo formato, velhas ideias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12272

Palavras-chave:

formação docente, política pública, reforma empresarial, precarização da educação, resistência

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), exitosa política pública de formação inicial, sofreu a partir do ano de 2017 uma “modernização institucional”. Por isso, elegemos como objetivo deste artigo identificar e compreender as continuidades e rupturas entre os editais 61/2013 e 7/2018 a partir da “modernização”. Através da realização de uma pesquisa documental com fontes escritas primárias ancorada no método dialético, considerando os contextos e articulações no movimento da realidade que os documentos se inserem. Sua nova configuração, conhecida em detalhes a partir do lançamento do edital 7/2018, modificou substancialmente a estrutura desenvolvida até o edital anterior, 61/2013, que apresentava um acúmulo da trajetória de lutas por melhorias do programa.  A partir das nossas análises e discussões, podemos afirmar que o PIBID foi instrumentalizado e nivelado enquanto uma das faces da reforma empresarial na educação, e por isso, sua “modernização” pode ser caracterizada como um “alinhamento”. O PIBID é potente, e modificações não podem ser efetuada sobre nós e contra nós, tornando imperativa a participação dos sujeitos que o constroem. Nosso direcionamento considera, portanto, para além da “luta por dentro”, garantias nas letras da lei que normatizam o programa, bem como, propõe a incorporação das lutas coletivas mais ampla da nossa profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Manoel Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestre em Geografia pela UFBA. Integrante do grupo de pesquisa colapso - natureza e sociedade.

Grace Bungenstab Alves, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Geografia Física pela USP. Departamento de geografia Universidade federal da bahia - Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa colapso - natureza e sociedade.

Referências

ABREU, Waldir Ferreira de; ARAÚJO, Rhoberta Santana de; LIMA, João Paulo Costa. Políticas de financiamento e expansão no Ensino Superior do Brasil: FIES e PROUNI: os grandes pilares do setor privado-mercantil. Quaestio, Sorocaba, v. 21, n. 2, p. 583-609, maio/ago., 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p583-609. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3318. Acesso em: 20 jul. 2021.

CAPES. Edital nº 61/2013, de 02 de agosto de 2013. Torna público a seleção de projetos institucionais no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, n. 148, p. 39, 02 ago. 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-061-2013-pibid-retificado-pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

CAPES. Edital nº 7/2018, de 01 de março de 2018. Torna público a seleção de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, n. 41, p. 23, 01 mar. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/27032018-edital-7-pibid-alteracao-ii-pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

CAMPELO, Talita da Silva; CRUZ, Giseli Barreto da. O edital CAPES nº 07/2018 e a reconfiguração do PIBID: sentidos de docência em disputa. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 69-90, jul./set. 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5277. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5277. Acesso em: 14 mar. 2021.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Política de financiamento e a expansão da educação superior no Brasil: o público e o privado em questão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 17, n. 2, p. 427-441, maio/ago. 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i2.8635212. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635212. Acesso em: 20 jul. 2021

CORNELO, Camila Santos; SCHNECKENBERG, Marisa. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID: trajetórias e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 27, p. 1-21, junho de 2020. DOI: 10.5380/jpe.v14i0.71637. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/71637. Acesso em: 14 mar. 2021.

D’AGOSTINI, Adriana; GARCIA, Adir Valdemar. Pibid: possibilidade e limites da relação entre teoria e prática para a formação de professores. In: D’AGOSTINI, Adriana; GARCIA, Adir Valdemar. Reflexões sobre a formação de professores e o PIBID-UFSC. Tubarão: Ed. Copiart, 2014, p. 11-36.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015. DOI: 10.1590/ES0101-73302015151909. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/. Acesso em: 12 set. 2020

DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (Por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, agosto, 2003. DOI: 10.1590/S0101-73302003000200015.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GvtW5bPLwmVLGD3mvDq9FrB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2022

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 42 ed. São Paulo: Cortez, 2001

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001a

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, set. 2002. DOI: 10.1590/S0101-73302002008000009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hH5LZRBbrDFKLX7RJvXKbrH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2020.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GATTI, Bernardete Angelina; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; GIMENES, Nelson Antonio Simão.; FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/298. Acesso em: 20 out. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LINS, Carla Patrícia Acioli. PIBID – construindo e ressignificando a formação docente. In: SANTOS, Lúcia de Fátima; PAZ, Sandra Regina; LUIS, Suzana Maria Barrios. (org.). Universidade e escola: reflexões sobre práticas pedagógicas no PIBID. Recife: Editora UFPE, 2015. p. 21-32

LIMA, Everaldo José da Silva; SILVA, Jamerson Antônio de Almeida da. Analisando as concepções trabalho e formação docente nos governos Lula e Dilma através do PIBID. Revista Administração Educacional, Recife, v. 10, n. 1, p. 4-20, jan./jun. 2019. DOI: 10.51359/2359-1382.2019.242648. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/242648. Acesso em: 14 mar. 2021.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986

MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. Portal MEC, Brasília, 18 out. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/55921-mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em-2018. Acesso em: 13 dez. 2022.

RODRÍGUEZ, Margarita Victoria; SEVERINO, Jorismary Lescano; MACIEL, Caroline; BRITO, Silvia Helena Andrade de. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 1, p. 27-45, jan./abr. 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i1.7675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650574. Acesso em: 20 mar. 2021.

SANTOS, Ana Jéssica Corrêa; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. PIBID – uma análise das Portarias: avanços ou recuos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., 2017, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Curitiba, 2017, p. 8872-8885. Acesso em: 14 set. 2020

SANTOS, Cláudio Wilson dos; MORORÓ, Leila Pio. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil: dilemas, perspectivas e política de formação docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 19, p. 1-19, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8652339. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652339 Acesso em: 04 nov. 2021.

SANTOS, João Manoel Nascimento dos; SOUZA, João Octávio Factum de; ALVES, Grace Bungenstab. Inserção dos bolsistas e diagnóstico escolar: reflexões sobre o PIBID, a formação de professores e o Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior. In: ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 4., 2018, Crato. Anais eletrônicos [...]. Eixo 1: Geografia e Educação. Crato: URCA, 2018, p. 253-264. Disponível em: https://f3f56fcf-2e22-4f08-80ac-5516e69eccea.filesusr.com/ugd/59a06a_6d9e980dca3e4a99a1c024978a279c5c.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020

SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera Lúcia. Formação de professores da educação básica no ensino superior: diretrizes curriculares pós 1996. Revista Internacional de Educação Superior, v. 2, n. 2, p. 241-256, maio/ago. 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i2.7596. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650549. Acesso em: 18 nov. 2020.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A (de) Formação de Professores na Base Nacional Comum Curricular. In: UCHOA, Antonio Marcos da Conceição; LIMA, Átila de Menezes; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza (org.). Diálogos críticos v. 2: reformas educacionais: avanços ou precarização da educação pública? Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 102-122

SHIROMA, Eneida Oto. Política de profissionalização, aprimoramento ou desintelectualização do professor? Intermeio: revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, v. 9, n. 17, p. 64-83, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2605 Acesso em: 04 nov. 2021.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a didática. 26 ed. Campinas: Papirus, 2004. p. 25-40

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

SANTOS, J. M. N. dos; ALVES, G. B. Pibid: novo formato, velhas ideias. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12272, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12272. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12272. Acesso em: 18 nov. 2024.