Aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática: possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12287

Palavras-chave:

modelagem matemática, ensino superior, aprendizagem significativa, equações diferenciais

Resumo

Disciplinas matemáticas do Ensino Superior podem ser desafiadoras, por isso é importante primar por uma aprendizagem que seja significativa e crítica. Acreditando que a utilização da modelagem matemática é um caminho nessa direção, nossa pesquisa tem como objetivo investigar a aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática produzidas por alunos de engenharias. Investigamos as possibilidades e os desafios para a aprendizagem significativa crítica nesse contexto e notamos que a modelagem favorece diversos princípios da aprendizagem significativa crítica, como descentralização do livro-texto e do quadro. Concluímos esse estudo com algumas considerações sobre modelagens, seus desafios e a aprendizagem significativa crítica.

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Biografia do Autor

Aldo Peres Campos e Lopes, Universidade Federal de Itajubá - Brasil

Aldo Peres Campos e Lopes. Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Participante ativo no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática no Ensino Superior (GEPEMES), certificado no CNPq. Contribuição de autoria: levantamento, organização e análise dos dados, escrita e revisão.

 

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

LOPES, A. P. C. e. Aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática: possibilidades e desafios. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12287, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12287. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12287. Acesso em: 28 abr. 2024.