Aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática: possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12287

Palavras-chave:

modelagem matemática, ensino superior, aprendizagem significativa, equações diferenciais

Resumo

Disciplinas matemáticas do Ensino Superior podem ser desafiadoras, por isso é importante primar por uma aprendizagem que seja significativa e crítica. Acreditando que a utilização da modelagem matemática é um caminho nessa direção, nossa pesquisa tem como objetivo investigar a aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática produzidas por alunos de engenharias. Investigamos as possibilidades e os desafios para a aprendizagem significativa crítica nesse contexto e notamos que a modelagem favorece diversos princípios da aprendizagem significativa crítica, como descentralização do livro-texto e do quadro. Concluímos esse estudo com algumas considerações sobre modelagens, seus desafios e a aprendizagem significativa crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aldo Peres Campos e Lopes, Universidade Federal de Itajubá - Brasil

Aldo Peres Campos e Lopes. Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Participante ativo no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática no Ensino Superior (GEPEMES), certificado no CNPq. Contribuição de autoria: levantamento, organização e análise dos dados, escrita e revisão.

 

Referências

ARTIGUE Michelle. Analysis. In: TALL David (ed.). Advanced Mathematical Thinking. Mathematics Education Library, v. 11. Springer: Dordrecht, 2002, p. 167-198. DOI: 10.1007/0-306-47203-1_11. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/0-306-47203-1_11. Acesso em: 27 jan. 2023.

BANERJEE, Sandip. Mathematical Modeling: Models, Analysis and Applications, 2ª ed. Chapman and Hall/CRC, 2021. DOI: 10.1201/9781351022941. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.1201/9781351022941/mathematical-modeling-sandip-banerjee. Acesso em: 23 jan. 2023.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2001. p. 1-30.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 5ª ed. rev. São Paulo: Edições 70, 2020.

BIEMBENGUT, Maria. Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 5ª ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative research for education. 4ª ed. London: Pearson Education Group Inc, 2003.

BOYCE, William. E.; DIPRIMA, Richard. C.; MEADE, Douglas B. Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 11ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.

BURGHES, David Noel; BORRIE, Morgan S. Modelling with Differential Equations. Ellis Horwood: Colston Papers, 1981.

CHIRONE, Adriana Regina Rocha; MOREIRA, Marco Antônio; SAHELICES, Concesa Caballero. Aprendizagem significativa crítica de equações do 2º grau no ensino remoto de uma escola federal brasileira. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n6a02. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3167. Acesso em: 23 jan. 2023.

ENGELBRECHT, Johann; BORBA, Marcelo de Carvalho; LLINARES, Salvador; KAISER, Gabriele. Will 2020 Be Remembered as The Year in Which Education Was Changed? ZDM, Berlim, v. 52, n. 5, p. 821–824, 2020. DOI: 10.1007/s11858-020-01185-3. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-020-01185-3. Acesso em: 23 jan. 2023.

ESTEVES, Manuela. Análise de Conteúdo. In: LIMA, Jorge Ávila; PACHECO, José Augusto (org.). Fazer investigação: Contributos para a elaboração de dissertações e teses, p. 105-126. Porto: Porto Editora, 2006.

LACERDA, Cecília Rosa.; GUERREIRO, Marlene Gomes. Aprendizagem significativa: estudo sobre a visão dos professores no Ensino Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 9, n. 00, e023036, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8668162. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668162. Acesso em: 27 jan. 2023.

LINCOLN, Yovonna Sessions.; GUBA, Egon. G. Naturalistic Inquiry. Thousand Oaks, CA: Sage, 1985.

LOPES, Aldo Peres Campos. Critical consciousness in engineering education: going beyond critical thinking in mathematical modeling. European Journal of Engineering Education, Londres, 2023a. DOI: 10.1080/03043797.2023.2203082. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03043797.2023.2203082. Acesso em: 08 ago. 2023.

LOPES, Aldo Peres Campos. Contrapondo a ideologia da certeza por meio do conhecimento

reflexivo na modelagem matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 37, n. 77, 2023b.

MAGALHÃES, Arthur Phillipe Cândido; VILLAGRÁ, Jesus Angel Meneses; GRECA, Ileana María. Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais. Ciência & Educação, v. 26, p. 1-16, 2020.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 5., 2006, Madrid. Anais [...]. Madrid, 2006, p. 1-15.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa Crítica. 2ª ed. Porto Alegre: Instituto de Física/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

MOREIRA, Marco Antônio. QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? Revista Qurriculum, 25, p. 29-56, 2012.

MOURA, Luis Carlos; ALVES, Deive Barbosa. Modelagem Matemática para a Aprendizagem Significativa Crítica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 1–24, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a20. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3929. Acesso em 23 jan. 2023.

NISS, Mogens.; BLUM, Werner. The learning and teaching of mathematical modelling. London: Routledge, 2020. DOI: 10.4324/9781315189314. Disponível em https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9781315189314/learning-teaching-mathematical-modelling-werner-blum-mogens-niss. Acesso em: 27 jan. 2023.

OLIVEIRA, Eliane Alves de; IGLIORI, Sônia Barbosa Camargo. Ensino e aprendizagem de equações diferenciais. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, v. 4, p. 1-24, 2013.

SILVA, Cintia da. A Perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática e a Aprendizagem Significativa Crítica: Possíveis Aproximações. 2011. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.

SKOVSMOSE, Ole. All Students. In: SKOVSMOSE, Ole (org.). Critical Mathematics Education. Advances in Mathematics Education. Cham: Springer, 2023.

SOFRONIOU, Anastasia; POUTOS, Konstantinos. Investigating the effectiveness of group work in mathematics. Education Sciences, v. 6, n. 30, p. 1–15, 2016. DOI: 10.3390/educsci6030030. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/6/3/30. Acesso em: 23 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Como Citar

LOPES, A. P. C. e. Aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática: possibilidades e desafios. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12287, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12287. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12287. Acesso em: 23 nov. 2024.