Estudos sobre identidade e formação dos universitários no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12487

Palavras-chave:

Identidade, Formação, Nível superior, Educação terciária, Educação profissional.

Resumo

A construção da identidade nos remete a um processo complexo, apresentando-se como objeto de análise de diversas disciplinas, desenvolvendo uma série de problemáticas que são abordadas a partir de diferentes perspectivas teóricas, sendo considerada em constante construção, com dinâmicas de permanência, mudança, continuidade e descontinuidade. Com base nisso, o objetivo deste artigo é apresentar algumas pesquisas que tiveram como objeto de estudo o tema da formação e identidade no México durante a década de 2012 a 2022, concentrando-se na formação da identidade dos estudantes universitários. Através de uma metodologia qualitativa de corte documental, descobriu-se que, no caso da conformação da identidade em um ambiente universitário, esta é configurada por aspectos relacionados com a escolha profissional, a intervenção familiar, a participação dos pares e a importância de levar os conteúdos aprendidos em sala de aula para os contextos reais de trabalho, levando em consideração a história de vida e as trajetórias profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zaira Navarrete Cazales, Universidad Nacional Autónoma de México - México

Professora do Departamento de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) (México). Doutora em Ciências. Pesquisadora Nacional do SNII-Conahcyt, nível II. Linhas de pesquisa: políticas e usos de TIC na educação; formação profissional e construção de identidades; história e perspectiva da pedagogia no México; educação comparada e internacional.

Contribuição de autoria: autora.

Referências

BERGER, Peter, & LUCKMANN, Thomas (2019). La construcción social de la realidad. [A construção social da realidade]. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu (26a reimp).

BHABHA, Homi (2012) Culture´s in Between. En S. Hall y P. du Gay (ed.), Question of cultural Identity [Questão de identidade cultural] (pp.53-60). North Yorkshire. Gran Bretaña: Sage Publications.

BOLÍVAR, Antonio (2005). La formación inicial del profesorado de secundaria y su identidad profesional. [A formação inicial de professores do ensino médio e sua identidade profissional]. En: Estudios sobre Educación, 12, pp. 13-30

BOURDIEU, Pierre (1982). Résponses. [Respostas] París, Francia: Seuil

BRUGGER, Walter (2019). Diccionario de filosofía [Dicionário de filosofía], Barcelona: Herder

CONSTITUCIÓN Política de los Estados Unidos Mexicanos [Constituição política dos Estados Unidos Mexicanos], Versión electrónica actualizada al 15 de mayo de 2019. http://www.ordenjuridico.gob.mx/Constitucion/articulos/3.pdf

COVARRUBIAS, Patricia. (2013). Imagen social e identidad profesional de la psicología desde la perspectiva de sus estudiantes [Imagem social e identidade profissional da psicologia na perspectiva de seus alunos]. Revista Iberoamericana de Educación Superior. 4(9). 113-133 https://www.ries.universia.unam.mx/index.php/ries/article/view/93/367

DUBAR, Claude (2002). La crisis de las identidades [A crise de identidades]. La interpretación de una mutación, Barcelona: Edicions Bellaterra.

DUBET, François (1987). De la sociología de la identidad a la sociología del sujeto [Da sociologia da identidade à sociologia do sujeito]. Estudios sociológicos, 7(21), pp. 519-545.

FOUCAULT, Michel (1992). Microfísica del poder [Microfísica da poder]. Madrid: La piqueta.

FREUD. Sigmund (2011) Psicología de las masas y análisis del yo [Psicologia de massa e análise do ego]. En S. Freud, Sigmund Freud. Obras completas (pp.63-136). Buenos Aires: Amorrortu.

GROSSBERG, Lawrence (2012). Identity and cultural studies [Estudos culturais e de identidade]. En S. Hall y P. du Gar (eds.) Question of cultural Identity (pp.87.107). North Yorkshire. Gran Bretaña: Sage Publications.

HALL, Stuart (2000). ¿Quién necesita la identidad? [Quem precisa da identidade?]. En R.N. Buenfil (coord.), En los márgenes de la educación México a finales del milenio. México: Plaza y Valdés

HERRERA, David, & MIJANGOS, Juan Carlos (2019). Formación pedagógica y construcción de identidad en lideres educativos comunitarios del CONAFE [Treinamento pedagógico e construção de identidade dos líderes educacionais comunitários do CONAFE]. Revista Electrónica Científica de Investigación Educativa. 4(2). 375-392 https://www.rediech.org/ojs/2017/index.php/recie/article/view/303/395

LACAN, Jacques (1990) El estadio del espejo como conformador de la función del Yo tal como se nos revela en la experiencia psicoanalítica [O estágio do espelho como modelagem da função do ego, conforme revelado na experiência psicanalítica]. En J Lacan Escritos I (pp. 86-93). México: Siglo XXI

LACLAU, Ernesto, & MOUFFE, Chantal. (2004) Hegemonía y estrategia socialista hacia una radicalización de la democracia [Hegemonia e estratégia socialista para uma radicalização da democracia]. Buenos Aires: Nueva visión.

NAVARRETE, Zaira. (2015) ¿Otra vez la identidad? Un concepto necesario pero imposible [Identidade novamente? Um conceito necessário, mas impossível]. Revista Mexicana de Investigación Educativa. 20(65). p. 461-479 https://www.comie.org.mx/revista/v2018/rmie/index.php/nrmie/article/view/135/135

NAVARRETE, Zaira. (2018). El pedagogo universitario en México. Una identidad im-posible [O educador universitário no México. Uma identidade impossível]. México: Plaza y Valdés. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/332098770_El_pedagogo_universitario_en_Mexico_Una_identidad_im-posible/link/5c9f983245851506d7361422/download

NAVARRETE, Zaira. (2021). La formación profesional del pedagogo universitario en México. Un complejo juego de interpelaciones, identificaciones y resignificaciones [A formação profissional de educadores universitários no México. Um jogo complexo de interpelações, identificações e ressignificações.]. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras. Colección @Schola Pedagogía. 312pp. https://ru.atheneadigital.filos.unam.mx/jspui/handle/FFYL_UNAM/7836

QUIROZ, María Elena (2014). Formación polivalente e identidad profesional de los interventores educativos. Revista de la educación superior [Treinamento polivalente e identidade profissional dos interventores educacionais. Revista de Educação Superior]. 4(172). 101-121. http://resu.anuies.mx/ojs/index.php/resu/article/view/197/164

PAREDES, Enrique, & SAUCEDO, Claudia (noviembre 2017) Experiencias formadoras de la identidad profesional. el sentido de ser psicólogo [Experiências formativas de identidade profissional: o significado de ser um psicólogo]. Ponencia llevada a cabo en XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa. San Luis Potosí, México. Recuperado de https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/2044.pdf

RAMÍREZ, Leticia, & SAUCEDO, Claudia (2016). Aprendiendo a ser psicólogo: transiciones identitarias en el aula universitaria [Aprendendo a ser um psicólogo: transições de identidade na sala de aula da universidade]. Revista de la Educación Superior. 45(179). 41-53. http://resu.anuies.mx/ojs/index.php/resu/article/view/116/85

RAMÍREZ, Leticia, & GALLUR, Santiago (noviembre 2017). Desarrollo de la identidad profesional de psicólogos en formación. el caso de la participación en escenarios de práctica profesional en México [Desenvolvimento da identidade profissional de psicólogos em treinamento. O caso da participação em cenários de prática profissional no México]. Ponencia llevada a cabo en XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa. San Luis Potosí, México. Recuperado de http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/0909.pdf

ROACHO, Gerardo, & HERRERA, Laura (2016). Resignificación de la identidad en la licenciatura en Intervención Educativa [Ressignificação da identidade no curso de Bacharelado em Intervenção Educacional]. Revista Electrónica Científica de Investigación Educativa. 3(1). 473-479. http://www.rediech.org/ojs/2017/index.php/recie/article/download/241/322/

RODRÍGUEZ, Fabiola (2014). Construcción de la identidad profesional del psicólogo en formación: un estudio de caso Intercontinental (tesis de posgrado) [Construção da identidade profissional do psicólogo em formação: um estudo de caso intercontinental (tese de pós-graduação)]. Universidad Nacional Autónoma de México, Ciudad de México, México. Recuperado de http://132.248.9.195/ptd2014/enero/0707874/Index.html

RODRÍGUEZ, Fabiola, & SEDA Ileana. (2013). El papel de la participación de estudiantes de Psicología en escenarios de práctica en el desarrollo de su identidad profesional [O papel da participação de estudantes de psicologia em ambientes de prática no desenvolvimento de sua identidade profissional]. Perfiles Educativos. 35(140). 82-99. http://perfileseducativos.unam.mx/iisue_pe/index.php/perfiles/article/view/38844/35318

RODRÍGUEZ, Roberto (2008). “Pensadores y forjadores de la universidad en México” ["Pensadores e formadores da universidade no México"], en Pensadores y forjadores de la universidad latinoamericana (1st ed). Ed. García Guadilla, Carmen. Caracas: UNESCO-IESALC/ CENDES https://www.ses.unam.mx/integrantes/uploadfile/rrodriguez/RRG2008_PensadoresYForjadores.pdf

WILLIAMS, María del Carmen (noviembre 2015). Formación de la identidad profesional en los universitarios: el caso de los publicistas [Formação da identidade profissional entre estudantes universitários: o caso dos profissionais de publicidade]. Ponencia llevada a cabo en XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa. San Luis Potosí, México. Recuperado de http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v13/doc/2466.pdf

ŽIŽEK, Slavoj (2003). El sublime objeto de la ideología [O objeto sublime da ideología]. Argentina: Siglo XXI

Publicado

2024-02-23

Como Citar

CAZALES, Z. N. Estudos sobre identidade e formação dos universitários no México. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12487, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12487. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12487. Acesso em: 21 nov. 2024.