Estudos sobre identidade e formação dos universitários no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12487

Palavras-chave:

Identidade, Formação, Nível superior, Educação terciária, Educação profissional.

Resumo

A construção da identidade nos remete a um processo complexo, apresentando-se como objeto de análise de diversas disciplinas, desenvolvendo uma série de problemáticas que são abordadas a partir de diferentes perspectivas teóricas, sendo considerada em constante construção, com dinâmicas de permanência, mudança, continuidade e descontinuidade. Com base nisso, o objetivo deste artigo é apresentar algumas pesquisas que tiveram como objeto de estudo o tema da formação e identidade no México durante a década de 2012 a 2022, concentrando-se na formação da identidade dos estudantes universitários. Através de uma metodologia qualitativa de corte documental, descobriu-se que, no caso da conformação da identidade em um ambiente universitário, esta é configurada por aspectos relacionados com a escolha profissional, a intervenção familiar, a participação dos pares e a importância de levar os conteúdos aprendidos em sala de aula para os contextos reais de trabalho, levando em consideração a história de vida e as trajetórias profissionais.

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Biografia do Autor

Zaira Navarrete Cazales, Universidad Nacional Autónoma de México - México

Professora do Departamento de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) (México). Doutora em Ciências. Pesquisadora Nacional do SNII-Conahcyt, nível II. Linhas de pesquisa: políticas e usos de TIC na educação; formação profissional e construção de identidades; história e perspectiva da pedagogia no México; educação comparada e internacional.

Contribuição de autoria: autora.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

CAZALES, Z. N. Estudos sobre identidade e formação dos universitários no México. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12487, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12487. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12487. Acesso em: 21 dez. 2024.