O lugar dos/as professores/as na formação permanente: análises e proposições
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12737Palavras-chave:
formação permanente, contexto escolar, prática pedagógicaResumo
Este texto aborda o lugar dos/s professores/as na formação permanente, ensejando provocar o debate sobre a condição de passividade a que são submetidos estes profissionais em processos formativos nos quais são reduzidos a meros replicadores e fazedores do que lhes são apresentados como solução para os problemas cotidianos de suas práticas. Apoiados nos conceitos de formação permanente em escolas (Imbernón, 2009, 2016), de professor reflexivo (Pimenta, 2012) e saberes docentes, na perspectiva de Tardif (2014) e Freire (2020a), analisamos os dados de um questionário respondido por seis professoras e um professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Vertente do Lério-PE, sobre suas experiências com as formações permanentes. Os resultados evidenciaram a insatisfação dos/as entrevistados/as com o modelo formativo vivenciado por eles/as, confirmando a urgência de um novo olhar para essas formações
Downloads
Metrics
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BRASIL. Referenciais para a formação de professores. Brasília, DF: MEC/SEF [1999]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=48631-reformprof1&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 12 dez. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 73.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020b.
GADOTTI, Moacir. A escola dos meus sonhos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais para a profissão docente. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Carlos Cipriano. O papel da didática na formação do educador. In: CAUDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 33.ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p.25-34.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1106-1103, out./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 set. 2023.
PERRENOUD, Philipe. O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise das práticas e tomada de consciência. In: PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe. Formando Professores Profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.p.161-184.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.
PRADNOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SILVA, Jansen Felipe; ALMEIDA, Lucinalda Andrade Ataíde. Política Permanente de Formação Continuada de Professores: entraves e possibilidades. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; CRUZ, Shirleide Pereira (org.). Formação Continuada de Professores: reflexões sobre a prática. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010. p. 11-33.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.