O lugar dos/as professores/as na formação permanente: análises e proposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12737

Palavras-chave:

formação permanente, contexto escolar, prática pedagógica

Resumo

Este texto aborda o lugar dos/s professores/as na formação permanente, ensejando provocar o debate sobre a condição de passividade a que são submetidos estes profissionais em processos formativos nos quais são reduzidos a meros replicadores e fazedores do que lhes são apresentados como solução para os problemas cotidianos de suas práticas. Apoiados nos conceitos de formação permanente em escolas (Imbernón, 2009, 2016), de professor reflexivo (Pimenta, 2012) e saberes docentes, na perspectiva de Tardif (2014) e Freire (2020a), analisamos os dados de um questionário respondido por seis professoras e um professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Vertente do Lério-PE, sobre suas experiências com as formações permanentes. Os resultados evidenciaram a insatisfação dos/as entrevistados/as com o modelo formativo vivenciado por eles/as, confirmando a urgência de um novo olhar para essas formações

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Biografia do Autor

Robson Lima de Arruda, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Analista Educacional na Rede Estadual de Pernambuco e Professor do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Vertente do Lério – PE.

Contribuições de autoria: pesquisa empírica, redação do texto, análise e coleta de dados.

Robéria Nádia Araujo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB).

Contribuições de autoria: redação do texto, análise de dados e orientação da pesquisa.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

ARRUDA, R. L. de; NASCIMENTO, R. N. A. O lugar dos/as professores/as na formação permanente: análises e proposições . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12737, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12737. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12737. Acesso em: 21 dez. 2024.