Práticas pedagógicas para alunos com autismo: uma análise à luz das práticas baseadas em evidências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.13618

Palavras-chave:

autismo, educação especial, ensino

Resumo

A literatura vem destacando a carência de publicações sobre práticas pedagógicas que visem a minimizar as barreiras à participação e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas. Esta pesquisa objetivou relatar as intervenções realizadas em um Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos com TEA para analisar seus fundamentos teóricos e considerá-las à luz de Práticas Baseadas em Evidências (PBE). A amostra contou com oito alunos com TEA. Foram analisadas videogravações de 43 atendimentos realizados pelo serviço de AEE resultando na identificação de nove práticas afins à PBE, descritas em forma de relatos sobre como as práticas foram observadas nos vídeos:  Apoio Visual, Reforçamento, Apoio Visual/Reforçamento, Intervenção Naturalística/Modelagem, Promptings, Análise de Tarefa, Intervenção Mediada por Pares, Intervenção Baseada no Antecedente, Comunicação Alternativa e Aumentativa. Conclui-se que a identificação e descrição destas estratégias de intervenção podem auxiliar professores na escolha de metodologias pedagógicas para alunos com autismo no serviço de AEE. Discute-se a respeito da necessidade de aproximação do conhecimento científico à escola.

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Biografia do Autor

Mariele Finatto, Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora pelo grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo - EdEA/CNPQ. Contribuição de autoria: pesquisadora e autora.

Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Pós-Doutorado pela Purdue University, Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, Líder do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/CNPq). Contribuição de autoria: orientador da pesquisa e autor.

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

FINATTO, M.; SCHMIDT, C. Práticas pedagógicas para alunos com autismo: uma análise à luz das práticas baseadas em evidências. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 21, n. 52, p. e13618, 2025. DOI: 10.22481/praxisedu.v21i52.13618. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13618. Acesso em: 23 jan. 2025.