A outra escola: lições de experiências latino-americanas sob uma perspectiva agroecológica
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13699Palavras-chave:
sujeito, experiencia educativa, educação popular, educação ruralResumo
O trabalho a seguir destaca a importância do sujeito como fonte de conhecimento e potencial de reconfiguração nos processos educativos de transformação agroecológica. Mostra como a sinfonia de quatro experiências de organizações sociais na América Latina que em sua maneira de ver, compreender e transformar a realidade revelam um tema político em construção. São processos em que as formas de ensino e aprendizagem correspondem a outras formas de fazer e pensar a agricultura, e onde as agroecologias entram em jogo como uma poderosa força motriz que promove a ação coletiva na comunidade através de processos de educação popular ou como consequência. É uma educação que promove e favorece a visibilidade do protagonismo dos sujeitos e suas comunidades através do reconhecimento de práticas e conhecimentos, o que nos permite abordar novas coordenadas de compreensão da política e do sujeito, subjetividades, discursos e narrativas populares que se opõem à lógica do poder e suas formas de controle, dominação e apropriação. Estes espaços representam um desafio para aprender a ouvir e dialogar com outras formas de compreensão de diferentes lugares de enunciação e valorizar a riqueza dos territórios e dos sujeitos pensantes que os transformam.
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