O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13891

Palavras-chave:

educação física, inclusão, aluno com deficiência

Resumo

No contexto escolar, a inclusão nas aulas de Educação Física (EF) deve oferecer ao aluno a oportunidade de frequentar e ter educação de qualidade atendendo as suas necessidades. Assim, o presente estudo elencou como objetivo: investigar como ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF na cidade de Manaus, a partir do olhar dos professores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 2 (duas) escolas municipais de Manaus, nas quais foram entrevistados 3 (três) professores de Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado e os achados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. As categorias para a análise foram pré-estabelecidas a partir do roteiro de entrevista. Os resultados são discutidos nas categorias: Formação e A Participação dos alunos. Os resultados apontam que apesar dos significativos avanços no que concerne aos direitos à educação para as pessoas com deficiência, ainda é possível identificar atitudes que revelam uma exclusão oculta, em que os profissionais definem “se” ou “quem” irá participar ou não de suas aulas utilizando de critérios próprios. Anda no contexto manauara, observou-se a carência de profissionais de EF atuando nas escolas. Para além das atitudes e tomadas de decisão dos professores de EF, compreende-se que a escola é um espaço democrático, em constante evolução, que necessita de um trabalho em equipe e uma reestruturação organizacional macro que vise a aprendizagem, participação e acesso de todos os estudantes.

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Biografia do Autor

Francianne Farias dos Santos, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; membro do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano; bolsista FAPEAM. Email: francianne.ufam@gmail.com.

Contribuição de autoria: Autora - Análise Formal, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia

Dorimar Gomes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Mestra em Educação pela UFAM. Assessora de Gestão da Seduc. É membro do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano - LECOMH.

Contribuição de autoria: Autora - Análise Formal, Conceituação, Escrita, Revisão e Edição, Metodologia.

João Otacilio Libardoni dos Santos, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutor em Ciências do Movimento pela UDESC. Docente da UFAM. É membro do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano - LECOMH e do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas.

Contribuição de autoria: Autor - Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita - Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento e Recursos.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

SANTOS, F. F. dos; FERREIRA, D. G.; SANTOS, J. O. L. dos. O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13891, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13891. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13891. Acesso em: 12 nov. 2024.