A Escola da Ponte: do ensino emergencial ao regresso às aulas presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14196

Palavras-chave:

pandemia, Escola da Ponte, Ensino Remoto Emergencial, regresso às aulas presenciais

Resumo

A pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 impôs uma transformação repentina da vida quotidiana. A escola teve de se adaptar rapidamente a essa nova realidade, adotando o que se veio a designar de Ensino Remoto de Emergência (ERE). Este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da passagem ao ERE num contexto particular, a Escola da Ponte, uma escola com um modelo pedagógico assente no trabalho colaborativo e autónomo. Mais concretamente, pretendemos: compreender as percepções dos docentes acerca dos desafios que se colocaram à comunidade educativa da Escola da Ponte, na passagem ao ERE; analisar as estratégias utilizadas pelos docentes para manter a proposta do “Projeto Educativo: Fazer a Ponte” no período de ERE; descrever o processo de retoma do ensino presencial, num contexto pandémico. Optamos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, mais concretamente pelo estudo de caso. Os resultados revelam que as estratégias adotadas pelos docentes da Escola da Ponte no período de transição para o ERE e no regresso às aulas presenciais foram fundamentais para mitigar as desigualdades sociais e educativas existentes e garantir continuidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Apesar das restrições, observou-se, neste período, inovação nas práticas pedagógicas, especialmente pelo uso das plataformas e tecnologias digitais, assente no trabalho colaborativo.

 

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Biografia do Autor

Fabíola Pereira Sarmento da Fonseca, Universidade de Trás-os- Montes e Alto do Douro - Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto do Douro, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Vila Real, Portugal.

Contribuição de autoria: responsável pela conceitualização; curadoria dos dados; análise formal; investigação; metodologia; validação dos instrumentos; visualização e redação do rascunho original.

Carla Vilhena, Universidade do Algarve - Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professora Auxiliar na Universidade do Algarve, Portugal.

Contribuição de autoria: Responsável pela administração do projeto; supervisão e redação revisão e edição.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

FONSECA, F. P. S. da; VILHENA, C. A Escola da Ponte: do ensino emergencial ao regresso às aulas presenciais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e14196, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14196. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14196. Acesso em: 2 dez. 2024.