Indicadores de saúde predizem o estilo de vida em professoras aposentadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14946

Palavras-chave:

aposentadoria, comportamento sedentário, estilo de vida, professoras, quedas

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as variáveis sociodemográficas e indicadores de saúde capazes de prever o estilo de vida (EV) em quarenta professoras aposentadas participantes de um projeto de extensão universitária. Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa e de cunho inferencial. Foi utilizada uma ficha de avaliação para registrar os dados pessoais, sociodemográficos e indicadores de saúde das participantes. Para avaliar o EV, foi utilizado o questionário denominado ‘Perfil do Estilo de Vida Individual’ constituído pelos componentes de nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle do estresse. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva e inferencial. A regressão linear múltipla apresentou dois modelos estatísticos para explicar a variabilidade do EV das professoras aposentadas (p < 0,05). No primeiro, o número de quedas foi o único preditor (β = - 0,411; t = - 2,776; p = 0,008), porém com o tamanho de efeito médio (R² = 0,169). No segundo modelo, o comportamento sedentário (CS) foi adicionado (ΔR² = 0,098; ΔF = 4,942; p = 0,032) e também foi um preditor significativo para o EV (β = - 0,315; t = - 2,223; p = 0,032) das voluntárias. Portanto, este estudo demonstrou que o número de quedas e o CS, tomados em conjunto, foram capazes de explicar 26,7% da variabilidade do EV das voluntárias, o que correspondeu a um tamanho de efeito grande. Trata-se de um desfecho importante, pois as informações acerca dos fatores que afetam o EV neste público-alvo ainda são limitadas.

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Biografia do Autor

Luiz Humberto Rodrigues Souza, Universidade do Estado da Bahia (Guanambi) - Brasil

Doutor em Educação Física pela UCB/DF. Docente na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Coordenador da UATI, Campus XII. Vice-líder do Grupo de Pesquisa NEPEAF/UNEB e membro do Grupo de Pesquisa sobre Mulher, Gênero e Saúde/UNEB.

Contribuição de autoria: idealização do projeto; coleta e análise dos dados; elaboração do manuscrito; revisão final do manuscrito.

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia (Guanambi) - Brasil

Doutora em Educação Física pela UCB/DF. Docente na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Líder do Grupo de Pesquisa NEPEAF/UNEB e membro do Grupo de Pesquisa sobre Mulher, Gênero e Saúde/UNEB e do Grupo de Estudos e Pesquisa DIFORT/UESB. 

Contribuição de autoria: idealização do projeto e revisão final do manuscrito.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

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