O ENSINO DE 2º GRAU NO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 1990

Autores

  • Nara Lidiana Silva Dias Carlos Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil
  • Olívia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil
  • Ilane Ferreira Cavalcante Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2924

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ensino de 2° grau; Rio Grande do Norte; História da Educação; Educação Profissional.

Resumo

Neste trabalho, busca-se analisar as ações do Estado do Rio Grande do Norte (RN) para implantação do sistema de ensino profissional de 2º grau entre as décadas de 1970 e 1990. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica e documental, no qual as fontes foram coletadas na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte. No processo de compreensão e investigação do objetivo de estudo, questiona-se: quais as ações produzidas pelo estado do Rio Grande do Norte para a implantação do ensino de 2° grau? Os resultados parciais da pesquisa indicam três categorias de escolas existentes no período: as criadas, as transformadas e as estadualizadas. Também se pode constatar que o estado do RN teve escolas de ensino de 2° grau em todas as suas quatro mesorregiões, assim como ainda se verifica que a distribuição dessas instituições de ensino não manteve um critério explicito ou inerte. O que se averigua é um maior número de escolas concentradas nas regiões mais urbanizadas e nas proximidades da capital do estado. 

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Biografia do Autor

Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

 

 

 

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

 

 

 

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

 

 

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

CARLOS, N. L. S. D.; NETA, O. M. de M.; CAVALCANTE, I. F. O ENSINO DE 2º GRAU NO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 1990. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2924. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2924. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos