Reflexões acerca de método indiciário e seu uso em programas de pós-graduação em história e educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12937

Palavras-chave:

método indiciário, Carlo Ginzburg;, história da educação, programas de pós-graduação

Resumo

Desde tempos imemoriais, o homem busca compreender e agir sobre o mundo que o cerca. Para tanto, utiliza diversas formas de explorar o meio em que vive, buscando explicação para os fenômenos, sejam eles naturais ou não. Uma dessas maneiras tem por base a atenção a elementos que podem parecer insignificantes, irrelevantes, mas que carregam informações essenciais. Esses elementos são chamados de indícios, isto é, rastros que podem ser fiados para construção da história. Este artigo tem por objetivo analisar a conceituação e a historicização do chamado método indiciário tendo como suporte reflexivo o texto: “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”, de Ginzburg (1989), ao mesmo tempo em que inventaria a produção acadêmica que utiliza o método indiciário em história da educação nos programas de pós-graduação em História e em Educação, buscando compreender se esse é um paradigma teórico-metodológico viável ao historiador da educação.  A busca pela produção aconteceu no Portal Oasisbr com o uso do descritor “método indiciário”. Trata-se, assim, de um estudo de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que a maioria das pesquisas realizadas com procedimentos do método indiciário são oriundas de programas de pós-graduação em Educação. Outro aspecto importante diz respeito às possibilidades de diversificação das temáticas das pesquisas, as quais problematizam o corpo, a mulher, as práticas pedagógicas e as políticas educacionais com uso de fontes oficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do grupo História da Educação, Literatura e Gênero.

Contribuição de autoria: Metodologia. Redação – rascunho original. Redação – revisão e edição.

Joelma Tito da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Brasil

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Ceará. servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas.

Contribuição de autoria: Metodologia. Redação – rascunho original.

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra).

Contribuição de autoria: Concetualização. Supervisão. Redação – revisão e edição.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do grupo História da Educação, Literatura e Gênero.

Contribuição de autoria: Concetualização. Supervisão. Redação – revisão e edição.

Referências

BARROS, José D’ Assunção. Sobre a feitura da micro-história. OPSIS, Goiás, v. 7, n. 9, p. 167-185. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/Opsis/article/view/9336/6428. Acesso em: Acesso em: 28 mar. 2023.

BURKE, Peter. O que é história cultural?. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CAPRA, Fritiof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GINZBURG, Carlo. O inquisidor como antropólogo: uma analogia e as suas implicações. In: GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

LIMA, Henrique Espada. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PIMENTEL, Edna F.; MONTENEGRO, Zilda M. C. Aproximações do Paradigma Indiciário com o pensamento freiriano: uma construção possível? Práxis Educacional, Vitória da Conquista, n. 3, p. 181-194. 2007.

SIMÕES, Regina Helena Silva; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História e historiografia no pensamento de Carlo Ginzburg: tecendo diálogos com a pesquisa histórica em educação. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da Educação II. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

CARLOS, N. L. S. D.; SILVA, J. T. da; SILVA, L. L. S.; MEDEIROS NETA, O. M. de . Reflexões acerca de método indiciário e seu uso em programas de pós-graduação em história e educação no Brasil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12937, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12937. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12937. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)