UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS

Autores

  • Ana Paula Leite Nascimento Universidade Federal de Sergipe - Brasil
  • Maria Helena Santana Cruz Universidade Federal de Sergipe - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3464

Palavras-chave:

Cotidiano escolar., Poder disciplinar., Corpos “dóceis”.

Resumo

O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

NASCIMENTO, A. P. L.; CRUZ, M. H. S. UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 28, p. p.173-196., 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i28.3464. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3464. Acesso em: 19 nov. 2024.