UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO PODER DISCIPLINAR NO COTIDIANO ESCOLAR DAS JUVENTUDES DO IFS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3464Palavras-chave:
Cotidiano escolar., Poder disciplinar., Corpos “dóceis”.Resumo
O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.