EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:
FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3467Palavras-chave:
Políticas Públicas., Licenciatura., Educação Superior., Evasão.Resumo
O objetivo do presente estudo é determinar os fatores intervenientes no perfil dos estudantes evadidos em cursos de licenciatura e as implicações de políticas públicas no combate e prevenção do fenômeno. Ao mesmo tempo, procura analisar as características que diferenciam os perfis de evadidos por áreas de conhecimento designadas como: humanas, da saúde, de comunicação e tecnológicas. A metodologia empregada é a de estudo quantitativo, com a utilização de análise estatística de dados pela técnica de análise de regressão logística. A coleta dos dados ocorreu de forma censitária, em fonte secundária (banco de dados da instituição). Os resultados da pesquisa mostraram que as ações institucionais e as políticas educacionais precisam considerar mais a necessidade de articulação e intersetorialidade com políticas públicas de outras áreas, como: Assistência Social, Saúde, Trabalho, Juventude, entre outras, para não ignorar aspectos intervenientes no fenômeno da evasão, que são externos ao sistema educacional. Condições de vida dos estudantes, assim como aspectos culturais e econômicos, se considerados no rol de políticas públicas aumentam as possibilidades de atingimento de melhores resultados sobre o fenômeno da evasão.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.