EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA:
FATORES INTERVENIENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3467Keywords:
Políticas Públicas., Licenciatura., Educação Superior., Evasão.Abstract
O objetivo do presente estudo é determinar os fatores intervenientes no perfil dos estudantes evadidos em cursos de licenciatura e as implicações de políticas públicas no combate e prevenção do fenômeno. Ao mesmo tempo, procura analisar as características que diferenciam os perfis de evadidos por áreas de conhecimento designadas como: humanas, da saúde, de comunicação e tecnológicas. A metodologia empregada é a de estudo quantitativo, com a utilização de análise estatística de dados pela técnica de análise de regressão logística. A coleta dos dados ocorreu de forma censitária, em fonte secundária (banco de dados da instituição). Os resultados da pesquisa mostraram que as ações institucionais e as políticas educacionais precisam considerar mais a necessidade de articulação e intersetorialidade com políticas públicas de outras áreas, como: Assistência Social, Saúde, Trabalho, Juventude, entre outras, para não ignorar aspectos intervenientes no fenômeno da evasão, que são externos ao sistema educacional. Condições de vida dos estudantes, assim como aspectos culturais e econômicos, se considerados no rol de políticas públicas aumentam as possibilidades de atingimento de melhores resultados sobre o fenômeno da evasão.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.