CIEPS: A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR:
UMA QUESTÃO DE CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3471Resumo
O artigo em tela trata dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro (CIEPs), como fonte de pesquisa do autor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Os CIEPs, na proposta materializada por Darcy Ribeiro (1922-1997), tinham como alvo educacional os alunos e alunas oriundos da classe trabalhadora ingressantes em uma escola digna. O projeto dos Centros foi destruído pelo descaso de alguns governantes fluminenses no intento de fazer prevalecer políticas educacionais excludentes, sobre a classe economicamente empobrecida. A partir desse ponto central, organizamos o evento de 60 anos da Faculdade de Educação da UERJ, intitulado – “Encontro: Mariátegui e a Educação”, propondo uma reflexão sobre a cidadania no Brasil. Como entendemos ser o momento político atual bastante propício ao debate, retomamos a questão discutida em 2009 acerca do que, em 2017, o governo federal brasileiro engendra como reforma no campo Trabalho e educação.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.