CIEPS: A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR:
UMA QUESTÃO DE CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3471Abstract
O artigo em tela trata dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro (CIEPs), como fonte de pesquisa do autor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Os CIEPs, na proposta materializada por Darcy Ribeiro (1922-1997), tinham como alvo educacional os alunos e alunas oriundos da classe trabalhadora ingressantes em uma escola digna. O projeto dos Centros foi destruído pelo descaso de alguns governantes fluminenses no intento de fazer prevalecer políticas educacionais excludentes, sobre a classe economicamente empobrecida. A partir desse ponto central, organizamos o evento de 60 anos da Faculdade de Educação da UERJ, intitulado – “Encontro: Mariátegui e a Educação”, propondo uma reflexão sobre a cidadania no Brasil. Como entendemos ser o momento político atual bastante propício ao debate, retomamos a questão discutida em 2009 acerca do que, em 2017, o governo federal brasileiro engendra como reforma no campo Trabalho e educação.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.