APAGAMENTO DA MULHER EM EXPERIÊNCIAS DE FUNDAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA BAHIA:

APONTAMENTOS DE UMA ETNOGRAFIA EM ARQUIVOS DE PROFESSORAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores

  • Elizeu Pinheiro da Cruz Universidade do Estado da Bahia – Brasil
  • Janaina de Jesus Santos Universidade do Estado da Bahia – Brasil
  • Maria Lúcia Porto Silva Nogueira Universidade do Estado da Bahia – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3473

Palavras-chave:

Sudoeste da Bahia, Magistério, Mulheres

Resumo

Este trabalho é uma etnografia de arquivo que descreve experiências fundadoras do magistério no sudoeste do Estado da Bahia. O trabalho de campo aconteceu entre fevereiro de 2016 e novembro de 2017 em documentos de instituições e de professoras aposentadas. Ele foi composto por movimentos de análise de documentos, observação participante e entrevistas. Ao longo da investigação, deparamo-nos inicialmente com enunciados que atribuíam apenas ao homem o protagonismo no magistério na região, especificamente de Ciências e Matemática. Todavia os documentos do arquivo e os sujeitos indicaram apontamentos que nos permitiram interrogar os enunciados da hegemonia masculina e, consequentemente, entender como as versões contadas acerca da história do ensino de Ciências e Matemática estão pautadas em um silêncio fundador: o apagamento da mulher nas formulações sobre as fundações das Escolas Normais, da Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista e do Ginásio do Padre Palmeira. Concluímos apontando políticas de silêncio como condição de produção de um patriarcado que tem como cerne do seu conteúdo a hegemonia masculina atrelada ao apagamento feminino no sudoeste da Bahia, ainda que as experiências práticas de ensinar e aprender foram e são protagonizadas principalmente por mulheres sertanejas.

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

CRUZ, E. P. da; SANTOS, J. de J.; NOGUEIRA, M. L. P. S. APAGAMENTO DA MULHER EM EXPERIÊNCIAS DE FUNDAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA BAHIA:: APONTAMENTOS DE UMA ETNOGRAFIA EM ARQUIVOS DE PROFESSORAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 28, p. p.311-335., 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i28.3473. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3473. Acesso em: 24 abr. 2024.